POLÍTICA

Parlamentares do Reino Unido elogiam atuação de Veneziano e do Senado diante dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) recebeu na manhã desta quarta-feira (29), em Brasília, uma comitiva de parlamentares do Reino Unido que atuam no âmbito da União Interparlamentar – UIP, organização internacional dos parlamentares dos Estados soberanos que possuem legislaturas nacionais, cujo objetivo é mediar os contatos multilaterais entre parlamentares.

Em nome do presidente da Casa, Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Veneziano deu boas vindas à comitiva e coordenou uma reunião para tratar de questões internacionais de interesse mútuo, a exemplo da preservação da Amazônia, economia, educação, questões climáticas, defesa de povos indígenas e direitos humanos, democracia e luta contra a corrupção, comércio e energia.

Durante a reunião, os parlamentares lembraram o lamentável episódio do dia 8 de janeiro último, quando manifestantes promoveram atos antidemocráticos, ao invadir as sedes dos poderes constituídos do Brasil, na tentativa de concretizar um golpe de estado. Eles disseram ter acompanhado com a devida atenção os fatos ocorridos e elogiaram a atuação e a tomada de providências imediatas de Veneziano, à época presidindo o Congresso Nacional.

A comitiva pediu para que Veneziano fizesse uma explanação sobre os motivos que levaram à tentativa do golpe e as providências do governo brasileiro diante da situação. Também solicitaram ao Vice-Presidente que explicasse em detalhes o sistema bicameral do parlamento brasileiro e os avanços conquistados a partir da introdução do voto eletrônico no País, acabando de vez com falhas nos processos eleitorais.

Veneziano explicou os avanços que a introdução do voto eletrônico trouxe par ao Brasil, pondo fim às fraudes rotineiras no sistema do voto em cédula, e a forma como se tentou criar no país um clima que propiciasse o retrocesso da readoção do “voto de papel”, o que foi prontamente rechaçado pelos poderes constituídos. Ao final, em nome do presidente Rodrigo Pacheco, Veneziano presenteou os parlamentares com uma coletânea que conta a história do Senado Brasileiro.

Participaram da reunião os seguintes parlamentares: Holly Sloan, Fabian Hamilton, Karen Bradley, Jason McCartney, Kim Johnson, Mark Pawsey e Rosalind Scott, além de assessores e membros das embaixadas dos dois países.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo