Prefeitura de Campina Grande lança o aplicativo Fibro Saúde e outras ações para pessoas com Fibromialgia
Na manhã desta quarta-feira (28), a Prefeitura de Campina Grande, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Superintendência de Trânsito e Transporte (STTP), lançou o aplicativo Fibro Saúde. O intuito da plataforma é ampliar o acesso às pessoas com fibromialgia, para o cadastro e posterior emissão da carteira, que garante acesso a direitos como atendimento prioritário e gratuidade no transporte público.
A carteira foi criada em conformidade com a Lei Municipal 8.142/2021, a Lei Federal 14.705/2023 e com a portaria 015/2023, da STTP. Anteriormente, o cadastro para acesso era realizado via solicitação por e-mail. O Fibro Saúde chega como mais uma ação de conscientização e valorização das pessoas com fibromialgia.
“Esse é o segundo passo dado em prol dessa causa. Esse aplicativo vem conceder um benefício maior diretamente para todas as pessoas com fibromialgia, e garante o devido acompanhamento e controle, para que nós possamos caminhar juntos. Tudo isso mostra o quanto nós da gestão municipal estamos atentos às demandas de todas as pessoas”, salientou Carlos Dunga Júnior, secretário de Saúde.
A Secretaria de Saúde executará um plano de ação para disponibilizar assistência completa aos pacientes, com um pronto-atendimento para as pessoas com dores crônicas com atendimento de médico especialista e criar um ambulatório multidisciplinar com médico, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e educador físico.
“A gente sela uma discussão voltada às políticas públicas de saúde no tocante à fibromialgia, que visam garantir mais acessibilidade e qualidade de vida para as pessoas com doenças crônicas”, afirmou Carol Gomes, secretária-executiva de Saúde.
Com o aplicativo, os usuários deverão incluir seus dados e, após a análise das informações, a carteira estará disponível tanto no modelo virtual, como também para impressão que poderá ser realizada e recebida na STTP.
“Uma parceria importante entre STTP e SES. Nós iniciamos com a gratuitidade do transporte público para pessoas com fibromialgia da cidade, e agora nós damos um passo ainda mais importante com a criação desse aplicativo que garantirá mais acesso”, disse Victor Ribeiro, superintendente da STTP.
Adriana Porto, representante das pessoas com fibromialgia de Campina Grande, destacou a importante da parceria entre a secretaria de Saúde e STTP.
“Essa parceira é muito importante. Com a STTP nós alcançamos a gratuidade no transporte público e estacionamento. Agora, com a secretaria de Saúde, nós iremos emitir as carteiras com a Fibro Saúde que será um documento oficial com foto, e isso faz com que Campina Grande saia na frente com essa tecnologia”, afirmou.
Na ocasião, algumas pessoas já receberam a carteira emitida pelo aplicativo Fibro Saúde. O aplicativo funciona no sistema Android e, em breve, estará disponível também no sistema IOS.
Codecom