BRASIL

Plenária do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação pede demissão de ministro do governo Lula

 

A 24ª Plenária Nacional do FNDC aprovou moção exigindo a imediata saída do atual ministro das Comunicações, o bolsonarista Juscelino Filho (União Brasil). Confira a íntegra.

“Nós, entidades que lutamos por uma comunicação mais democrática, reunidas na 24ª Plenária do Fórum Nacional da Democratização da Comunicação (FNDC) viemos a público exigir a saída imediata do atual ministro das Comunicações, o bolsonarista Juscelino Filho (União Brasil).

Temos alertado desde o governo de transição que o Ministério da Comunicação precisa ser considerado pelo presidente Lula como um espaço estratégico e prioritário para enfrentar o desafio de construir políticas públicas democráticas que efetivem o direito à comunicação, com pluralidade e diversidade de vozes.

Em nota coletiva, divulgada em 29 de dezembro, diversas entidades, redes de organizações, como o FNDC, já apontavam que a nomeação de Juscelino Filho para o cargo de ministro de uma pasta estratégica como a das comunicações era um retrocesso para essa agenda e um sinal concreto de impedimento para avanço da implementação de uma politica democrática de comunicação.

Agora, diante das graves denúncias envolvendo Juscelino Filho, além de exigir sua saída, é preciso afirmar o caráter estratégico da pasta, indicando, então, um ministro comprometido com a democracia na sociedade e também nas comunicações. A possível saída abre oportunidade para que o erro não seja, uma vez mais, repetido.

É urgente que o país discuta um novo marco legal para as comunicações, numa perspectiva de convergência e com ampla participação social.

Não há democracia sem comunicação democrática.”

Ascom

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo