BRASILULTIMAS NOTÍCIASUncategorized

No Dia do Jornalista, FNDC exalta a importância desses profissionais

7 de abril é o Dia do Jornalista.Sigamos na batalha pela democratização da comunicação, que é também uma luta em defesa da profissão.

Hoje, 7 de abril, Dia do Jornalista, o Fórum  Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) saúda os e as milhares de jornalistas em atividade no país. Essa categoria profissional é parte essencial das sociedades democráticas. Sem ela, não há jornalismo, não há informação e não há debate público qualificado.

Entre os desafios da categoria está a luta pela democratização da comunicação. Frequentemente e especialmente nos grandes grupos empresariais do setor, prevalecem os interesses econômicos e políticos que afetam a qualidade da informação e precarizam o trabalho nas redações.

A crise do modelo de negócio das empresas de comunicação tem múltiplos fatores, mas prevalece a lógica do lucro acima, inclusive, da saúde dos e das profissionais. Baixos salários e acúmulo de funções são a regra. De acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), nos últimos 13 anos, a categoria, que tem entre suas reivindicações o restabelecimento da obrigatoriedade do diploma para exercício do jornalismo, perdeu 21% dos postos com carteira assinada (13 mil empregos).

Também precisa ser revertido o cenário de violência contra a categoria, que atinge diretamente os e as profissionais e que objetiva restringir a livre circulação da informação.

Perdem os jornalistas e perde a sociedade!

Sigamos na batalha pela democratização da comunicação, que é também uma luta em defesa da profissão.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo