POLÍTICA

Luiz Couto denuncia, na Câmara dos Deputados, irregularidades na saúde pública paraibana, após relatório do TCE/PB


Foto: Arquivo Câmara dos Deputados

O Deputado Federal Luiz Couto (PT/PB) levou à tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, a investigação do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que denunciou uma série de irregularidades em 25 delas entre os 115 municípios investigados.

Banheiros interditados, ambientes sem equipamentos e sem condições para realizar exames citológicos, lixo hospitalar nas proximidades de refeitório, estufas quebradas e salas sem refrigeração para o acondicionamento e manutenção de vacinas e medicamentos são algumas das irregularidades descritas no relatório do TCE/PB.

“Os auditores mostraram fotografias de vazamentos, tetos com rachaduras indicando risco de desabamento e falta de rebocos nas paredes da UBS no bairro de Monte Santo, em Campina Grande. Em Belém, depósitos de lixo contaminado nas proximidades do refeitório. A situação mais grave foi detectada em Santa Rita, onde constatou-se tetos caídos, lixo hospitalar em local impróprio, falta de acesso e aspectos de sujeira, supondo-se excrementos de ratos na sala de procedimentos”, alertou o deputado.

Luiz Couto elogiou o presidente e auditores do TCE pelo trabalho de fiscalizar e se mostrou indignado com os gestores dos municípios afetados: “Quero parabenizar o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, em nome de seu presidente e auditores fiscais, por exercerem tão bem este papel de fiscalizar e reiterar minha indignação com o descaso de alguns gestores de municípios com a saúde pública. É importante informar que o TCE/PB é um órgão de excelência, muito importante para o controle e fiscalização de órgãos do Estado. Diante desse relatório, conclamo aos gestores dos municípios que se adequem imediatamente e invistam no bem-estar social e da saúde pública da população paraibana”, concluiu o deputado.

Ascom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo