Cresce número de celulares apreendidos em cadeias da PB; mais de 500 aparelhos são capturados
Índice referente aos anos de 2021 e 2022 mostra aumento de 48% das apreensões
Forças de segurança apreenderam 514 celulares em celas de penitenciárias, presídios e cadeias públicas, entre 2021 e 2022, na Paraíba. Os dados da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) foram fornecidos, com exclusividade, ao Portal T5, via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Segundo o relatório, houve aumento de 48% no índice das apreensões de aparelhos telefônicos nas dependências do sistema penitenciário paraibano. Em 2021 foram 207 celulares; no ano seguinte, 307 aparelhos.
A Seap não informou o destino dos objetos após as apreensões.
Comando de dentro dos presídios
A investigação referente aos ataques criminosos no Rio Grande do Norte, desde o início de março, descobriu que parte do comando das ações partia de dentro de presídios da Paraíba. A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado identificou duas pessoas responsáveis em penitenciárias do estado.
Nesta semana, a Polícia Federal identificou na Paraíba um esquema de financiamento dos ataques ao estado vizinnho. A Operação Little Box, deflagrada na última terça-feira (28), cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de bloqueio judicial de valores. Dessa vez, a ação ocorreu na penitenciária da cidade de Guarabira, no Brejo do estado.
T5 , BigPb