Com 50 mil atendimentos realizados,Prefeito Bruno prorroga mutirão de consultas e exames em CG
O Segundo Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade alcançou mais de 50 mil atendimentos em duas semanas de funcionamento. Nesta segunda-feira, 1 de maio – Dia do Trabalhador, o mutirão faz uma pausa e retorna na terça-feira, 2, com mudanças importantes. E a grande novidade é que o prefeito Bruno Cunha Lima anunciou a prorrogação do mutirão até o dia 12 de maio.
No total, já foram realizados 29.743 exames laboratoriais, 7.638 consultas e 15.091 exames especializados, de baixa, média e alta complexidade, a exemplo da ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, endoscopia, espirometria, cintilografia, mamografia, mapa, holter, teste ergométrico, mapeamento de retina, paquimetria ultrassônica, raio-x, ressonância magnética e tomografia, e procedimentos como atendimento odontológico, consulta de enfermagem e imunização.
Até o momento foram atendidas mais de 15 mil pessoas e na última sexta-feira, 28, o mutirão teve seus serviços descentralizados para o distrito de São José da Mata. A mesma ação também será realizada no distrito de Galante. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde tem oferecido transporte para levar os pacientes das áreas mais distantes ao ginásio O Meninão.
Prorrogação
Em função da alta demanda e do sucesso da estratégia, o prefeito Bruno Cunha Lima anunciou a prorrogação do mutirão até o dia 12 de maio. Com mais uma semana, a estimativa é superar a expectativa inicial de mais de 100 mil procedimentos e mais de 25 mil pessoas atendidas.
Mudanças
A partir desta terça-feira, 2, o mutirão passa a funcionar sem demanda espontânea, ou seja, não haverá atendimento de médico clínico para quem não tem agendamento. Dessa forma, os atendimentos serão para as pessoas que já possuem agendamento. Os cidadãos que têm requisições de marcação de exames e/ou consultas também podem se dirigir ao ginásio O Meninão para realizarem as marcações.
“Nós identificamos que havia uma demanda muito grande sendo criada a partir do mutirão para casos que, muitas vezes, não necessitavam do atendimento por meio de um mutirão. Assim, readequamos o fluxo de atendimento para priorizar aqueles casos de pacientes que estão há mais tempo com solicitações de demandas mais específicas para atendimento, com médicos especialistas e exames mais complexos”, explicou o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.