OUTRAS NOTÍCIAS

Varanda gourmet: o terraço de casa ganha espaço em apartamentos

Ambiente democratizado nos mercados da construção civil e imobiliário para além dos empreendimentos de alto padrão

 

Crédito: Glaucia Feitosa Arquitetura

Seja para locação ou para venda, as varandas gourmet em apartamentos têm valorizado cada vez mais os imóveis, tornando-se um diferencial na hora de fechar contrato. Num tempo não muito distante, as varandas tinham apenas a finalidade de ampliar e de integrar o espaço com a área interna do imóvel, mas com a pandemia, em 2020, a tendência foi consolidada pelos empreendimentos imobiliários a partir da proposta de instalação da varanda gourmet para melhor aproveitamento dos moradores, que passaram a ter um novo olhar do ambiente.
Os projetos visam principalmente a realização de momentos de lazer aliado ao conforto do próprio lar, destacando o estilo e a personalidade dos moradores. As varandas gourmet são caracterizadas como uma extensão da cozinha, por disponibilizar itens como pia, bancada e armários. Em espaços mais amplos, é possível incluir churrasqueira, forno elétrico e frigobar.
Mesa com cadeiras, bancos, rede e plantas também podem compor o cenário das varandas gourmet que têm mudado a rotina das famílias. O economista Eduardo Gadelha mora em Miramar, bairro de João Pessoa, e não abre mão da varanda gourmet. “Sempre gostei de apartamentos com varanda e a tendência da varanda gourmet ganhou nossa família. Quando procurávamos por outro imóvel, ficou acordado que a varanda gourmet seria um pré-requisito”.
Eduardo, a esposa e os filhos moram no 19º andar com vista para o mar e aproveitam o espaço diariamente tanto para refeições, como para receber os amigos. “O café da manhã é na varanda, o jantar também, assim como o nosso momento de oração. É curioso que a varanda gourmet mudou a rotina das nossas saídas. Hoje, a gente sai menos, gasta menos. Antes, todas as quartas, sextas e aos sábados íamos a algum restaurante. Agora, fazemos questão de reunir amigos e familiares na varanda. É mais aconchegante, prático, confortável, são muitos os benefícios, além da segurança de estarmos em casa”.
A corretora de imóveis e especialista em investimento imobiliário Renee Lima, da Utropia Living, reforça que a tendência do mercado veio para ficar. “As varandas gourmet estão democratizadas, ou seja, ganharam o mercado da construção civil para além dos empreendimentos de alto padrão, por isso, a tendência no setor de imóveis. “A varanda gourmet valoriza bastante o m² e proporciona maior sensação de amplitude, assim, os apartamentos mais compactos parecem maiores e ainda ganham entrada de luz solar, o que deixa o imóvel mais arejado”.
A especialista explica ainda que no caso de cidades litorâneas, como João Pessoa, a varanda gourmet com vista para o mar é o tipo de imóvel mais procurado tanto para venda como para locação. “A vista livre para o mar é um atrativo a mais por oferecer aos moradores a sensação de conexão com a natureza, a possibilidade de contemplar o ar puro e a calmaria que o cenário oferece. Dessa forma a gente pode perceber o quão funcional e agradável é ter uma varanda gourmet para chamar de nossa, pois atende a diversas necessidades que temos no dia a dia”.
Varandas assimétricas
Para conquistar o mercado, as construtoras estão se modernizando cada vez mais e os projetos das varandas gourmet estão incluídos. Renee Lima explica que nos últimos 10 anos, os projetos eram todos muito parecidos, no entanto, o mercado da construção civil tem inovado nesse aspecto, trazendo varandas em diferentes formatos e tamanhos em um mesmo edifício para atender melhor à demanda e o público.
“Atratividade é um dos pontos principais para a realização da venda ou locação. Os clientes estão cada vez mais exigentes e, além disso, procuram por residenciais que despertem atenção, não querem mais o modelo padrão, querem inovação e sofisticação na arquitetura das construções”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo