ULTIMAS NOTÍCIAS

Ruy denuncia descaso na UPA dos bancários em João Pessoa

As denúncias em relação ao caos instalado na saúde de João Pessoa continuam se multiplicando e revelando a gravidade da situação na cidade. O fato mais recente está sendo registrado na UPA dos Bancários. Pacientes e funcionários da unidade de saúde estão revoltados com os transtornos provocados pela placa de raio x que está quebrada há mais de um ano.

Por conta da situação, pacientes que estão sendo atendidos no local precisam se deslocar para outras unidades para passar pelo procedimento. A situação é ainda mais grave quando isso ocorre com pessoas acamadas e idosos, revelou uma pessoa que preferiu não se identificar.

“O pessoal da enfermagem falou pra gente que no dia 04/03/2024 fez um ano que esse equipamento está quebrado. Por conta disso, os pacientes precisam ser transportados para as UPAs Cruz das Armas e Valentina para poderem fazer um simples raio x. Tive que ir com minha tia idosa fazer um raio x na UPA Valentina. Isso é um absurdo. Cadê a cidade que cuida? Cadê a João Pessoa cada vez melhor?”, desabafou.

A denunciante revela que esse não é o único problema no local. “A mola da porta de vidro, por onde os pacientes saem para irem até a ambulância também tá quebrada há mais de um ano. As autoridades também precisam verificar a situação dos colchões nos repousos. A janta tem dia que vem uma verdadeira lavagem. Os próprios funcionários pediram para fazer essa denúncia. São muitas reclamações de um modo geral, afirmando que a gestão atual persegue os que falam dos erros. As diretoras que chegam lá só pensam em agradar seus padrinhos políticos”, detalhou.

Um profissional de saúde que atua na UPA confirmou as denúncias, mas não quis se identificar com medo de represálias. “Isso é uma vergonha, mais infelizmente é verdade.
Além da falta de compromisso com as pessoas, as reclamações dos pacientes sempre acabam recaindo sobre as equipes de saúde”, desabafou.

Os relatos foram repassados ao deputado federal Ruy Carneiro, que criticou o descaso com a saúde e cobrou agilidade para solucionar os problemas.

“A vida das pessoas precisa ser tratada como prioridade. É inaceitável que pacientes precisem se deslocar para outras unidades de saúde porque um equipamento está quebrado há mais de um ano. Essas denúncias são extremamente graves. Não se faz gestão agradando amigos e familiares. Os serviços precisam funcionar principalmente para atender aqueles que mais precisam. Os órgãos de fiscalização também devem fiscalizar essa situação e exigir uma solução emergencial para o caso”, criticou o deputado.

Esses não os primeiros problemas registrados na UPA dos Bancários. Na atual gestão, o local já foi interditado pelo Conselho Regional de Medicina por falta de médicos.

Em outras fiscalizações, o Conselho também registrou falta de medicamentos básicos, a exemplo de buscopan, e de insumos para realização de exames de rotina, como beta HCH, sumário de urina, dosagem de sódio e potássio.

 

Asscom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo