POLÍTICA

Ruy defende punição para empresas de ônibus de João Pessoa que não garantem qualidade dos serviços

A qualidade dos serviços prestados pelas empresas de ônibus que atuam em João Pessoa precisa ser questionada e punida pela Prefeitura Municipal. A defesa do deputado federal Ruy Carneiro é que a gestão da capital siga o exemplo de Recife, São Paulo e de outras diversas cidades, onde os grupos empresariais são punidos quando não garantem o bom funcionamento do sistema.

O caso da empresa Vera Cruz, que circula na Região Metropolitana do Recife, que foi suspensa de circular por 90 dias, foi citado por Ruy. “Nas cidades onde não existe esquemão do Prefeito com as empresas, a prioridade da gestão é exigir qualidade do transporte oferecido à população. Em Pernambuco, a empresa Vera Cruz acabou de ser afastada da prestação dos serviços por pelo menos três meses, por descumprir uma série de determinações estabelecidas pelo Governo, Consórcio Metropolitano e Ministério Público”.

O deputado também lembrou do rigor com as empresas que atuam na capital paulista. “Em São Paulo, as concessionárias do transporte público são multadas pela SPTRans quando não controlam o tempo das viagens e colocam ônibus velhos em circulação”. Ruy revelou que os recursos das multas ainda retornam em forma de melhoria para o próprio sistema: “Esses valores podem ser aplicados em melhorias nas integrações, construções de paradas, além de ajudar a subsidiar parte dos custos e evitar novos reajustes da tarifa”.

Em João Pessoa, está acontecendo o inverso do que ocorre nos grandes centros urbanos. As empresas recebem sucessivas isenções fiscais e tributárias, além de serem beneficiadas com diversos aumentos de passagem. “O que falta em João Pessoa é o prefeito ficar do lado da população e deixar de beneficiar apenas os empresários. É necessário realizar fiscalizações regulares, exigir a retomada das linhas que foram extintas e impedir que ônibus velhos, sucateados e sem condições de uso continuem colocando em risco a vida das pessoas”, concluiu.

Atualmente, João Pessoa possui a segunda passagem mais cara do Nordeste, custando R$ 4,90. Mesmo sem solucionar os problemas do sistema, recentemente a Prefeitura da capital também garantiu uma nova isenção de ISS para as empresas de transporte coletivo. O Governo da Paraíba também seguiu a mesma linha reduziu a carga tributária do ICMS sobre o óleo diesel, adquirido por empresas de transportes de passageiros urbano, da Região Metropolitana de João Pessoa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo