POLÍTICA

Ruy apresenta mais de 130 propostas legislativas durante primeiro semestre do novo mandato​


As ações do deputado federal Ruy Carneiro nos primeiros meses do novo mandato priorizam pautas em defesa da saúde, assistência social, cultura, proteção às mulheres, meio ambiente e direitos do consumidor. Só em 2023, o parlamentar já apresentou 131 propostas legislativas e participou de 48 das 56 sessões deliberativas da Câmara Federal, com apenas 6 ausências justificadas.

Ruy ressalta que todas as proposituras foram construídas através de demandas da população e buscando assegurar diretos ao povo brasileiro. “Meu papel no Congresso é dar voz às demandas da população, lutar em defesa da ampliação dos diretos e por melhores condições para o nosso povo. É por isso que praticamente todas essas ações chegaram até mim através de representantes de entidades, movimentos sociais e categorias profissionais. Algumas delas também surgiram das necessidades urgentes que identificamos em algumas situações específicas”, pontuou.

Entre as matérias de destaque está o projeto de lei que garante direito de acompanhante aos pacientes submetidos ao procedimento de mastectomia. Na área da saúde, também foi apresentado o PL que determina prazo de 10 dias para entrega de exames para pacientes com câncer ou suspeita da doença. E ainda teve a inciativa que visa proteger pacientes com intolerância a lactose em ambientes hospitalares.

No segmento de proteção das mulheres, a prioridade foi a criação do protocolo para ampliar segurança do público feminino em bares, restaurantes e casas de eventos. Já na cultura, a luta é para tornar as quadrilhas juninas manifestação cultural e patrimônio imaterial do Brasil.

Ruy também é autor da proposta que proíbe cobrança indevida praticada por plataformas de serviço na internet, além de defender a gratuidade nos transporte públicos para os candidatos isentos de pagar taxa de inscrição em concursos públicos.

*Assistência Social, Meio Ambiente e Economia*

O deputado defendeu o pagamento de recursos extras para mães solo inscritas no Bolsa Família.

No projeto recente para aquecer o mercado automotivo, propôs a ampliação de descontos para veículos populares, além da destinação 1% do faturamento das montadoras para pesquisas e desenvolvimento de veículos sustentáveis.

E na tentativa de fortalecer o crédito e o poder de compra do povo brasileiro, está lutando para ampliar o poder de renegociação dos consumidores e assegurar novas operações para micro e pequenas, através do Programa Desenrola Brasil.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo