ARIMATÉA MENEZESCOLUNA

QUEM DIZ CONHECER A DEUS E NÃO GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS NÃO DIZ A VERDADE

O apóstolo João fez essa afirmativa se referindo às pessoas religiosas, cujas práticas estão em desacordo com os mandamentos de Deus. Até parece que elas são portadoras de cegueira espiritual, porque não percebem que não estão guardando os mandamentos de Deus (1 Jo 2.4). Por essa razão, a verdade não está nelas, porque o evangelho não penetrou em seus corações. Se o evangelho tivesse chegado lá, elas seriam transformadas de dentro para fora. “Porque o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crê”. Elas seriam novas criaturas, que agiriam de conformidade com a Palavra de Deus. Mas, os seus atos as denunciam, porque estão na contramão do evangelho.
O conhecimento de Deus exige obediência aos Seus mandamentos. Não basta apenas dizer de boca que guarda os Seus mandamentos e isto não se verifica no seu modo de agir, que testifica que ele está mentindo, porque a verdade de Deus não está nele.
É impossível conhecer verdadeiramente o Senhor Jesus e não obedecer ao Seu evangelho. Quem conhece Jesus Cristo tem fome e sede da Palavra de Deus, que é a fonte primária do conhecimento de Deus, dos Seus atributos não comunicáveis, que são exclusivos de Deus e que o homem não os tem, quais sejam: “infinutude (Deus não é limitado); eternidade (Deus não teve começo e não terá fim); imutabilidade (Deus não muda); auto existência (Deus tem vida em Si mesmo e não precisa de ninguém para viver); Onipotência (Deus tudo pode); Onisciência (Deus conhece todas as coisas, até os nossos pensamentos, que ainda vamos falar); Onipresença (Deus está em todo lugar ao mesmo tempo).
Deus tem atributos comunicáveis que colocou no homem ao cria-lo à Sua imagem e à Sua semelhança, que são: “amor, bondade, justiça, sabedoria, santidade, misericórdia, verdade. O pecado corrompeu esses atributos no homem, de tal forma que o homem passou a praticar valores mesquinhos e maus que desagradam e ofendem ao Deus que o criou.
O conhecimento de Deus é algo sublime que dignifica o homem. Quem obedece a Palavra de Deus apresenta um alto padrão ético e moral. De maneira que ele teme a Deus e guarda os Seus mandamentos. Quem age assim é porque nasceu de novo, foi regenerado pelo Espírito Santo e se porta de conformidade com o evangelho do Senhor Jesus Cristo. Daí Jesus fazer um alerta geral para quem se diz cristão: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” Jo 14.15.
A perfeita obediência ao Senhor Jesus Cristo é a base de nossa justificação diante de Deus. Quem crê em Jesus tem prazer em obedecer aos mandamentos de Deus e ter comunhão com Ele. Essa intimidade com Deus faz com que as pessoas guardem a Sua Palavra, porque, verdadeiramente, conhece Deus.

No amor de Cristo, José de Arimatéa M Lucena

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo