COLUNAPASTOR ERI ALVES

Quando o Passado não Existirá – Peroração pelo Pr. Eri Alves

Foto: Reprodução

O passado é o fantasma do presente, ressurgindo em constantes pensamentos. É o defunto das reminiscências, lembrando o pretérito que só condena nas falhas humanas. São atos de outrora que provocam vergonha. O medo que alguém descubra. Coisas horríveis que se desejam esquecer a todo custo, mas que acompanharão o sujeito por toda vida. Os neuróticos são os que mais sofrem, sempre remoendo a dor da autocomiseração.

Uma bucha que dentro do ser, vai e volta, como um alimento sem vida alguma.  E haja sofrimento, uma vez que estudiosos da neurociência da Universidade do Sul da Califórnia, afirmam que o ser humano tem em média 70 mil pensamentos por dia, sendo 3 mil por hora e 50 por minuto, o que significa que temos aproximadamente um pensamento por segundo. Aqui, preste muita atenção. O passado é um elemento do cronos humano, que terá fim só para os que de Deus receberem o dom da vida eterna.

A tese encontra base no livro do profeta Isaias, quando se diz: Vejam! Crio novos céus e nova terra, e ninguém mais pensará nas coisas passadas (Isaias 55:17 NVI). Pense bem! E como uma nova vida, tudo apagado. O teu passado não te condenará mais. Não existirá mais do que se envergonhar. Nenhum dedo será apontado, nem mesmo o da consciência do próprio réu.

É um benefício da eternidade, conquistado no presente dilema humano, por meio de Cristo Jesus. Acontece por um premente arrependimento. O apostolo Pedro, cheio do Espirito Santo durante a experiência do pentecoste, disse: Arrependamse, pois, e voltemse para Deus, para que os seus pecados sejam apagados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, que já foi designado a vocês, Jesus. Atos 3:19-20. Os fantasmas que estão no pensamento tira a paz do coração e adoece o coração. Uma vez perdoado, o Senhor promete: “Dos seus pecados e iniquidades não me lembrarei mais”. Hebreus 10:17.

O Senhor ainda afirma: Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar. Miqueias 7:19. Portanto, o medo e a vergonha que amedrontam o ser humano pelos pensamentos, um dia terão fim. Não haverá condenação, pois é Deus que nos justifica, no grande amor, que dele nunca seremos separados (Romanos 8:33). Isso é que chamamos de Paz. Descanso para o coração e para mente. Uma nova vida com novas coisas, com uma nova alegria de viver plenamente.

Eri Alves- Pastor e Jornalista

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo