PARAÍBAULTIMAS NOTÍCIASUncategorized

Presidente Lula inaugura trecho da transposição do Rio São Francisco

O presidente Lula inaugurou, nesta sexta-feira (30), o Lote 2 (trechos I e II) da Vertente Litorânea Paraibana (Canal Acauã-Araçagi) da transposição do Rio São Francisco – a maior obra hídrica da Paraíba e a segunda maior do Nordeste, com um investimento de R$ 715 milhões.
O canal cruza três áreas da reforma agrária: 21 de Abril, que engloba áreas dos municípios de Riachão do Poço e de Sapé; Chico Mendes, em Riachão do Poço; e Padre Gino, em Sapé. Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que também participou da solenidade de inauguração da obra, os assentamentos vão poder utilizar a água da transposição no desenvolvimento de projetos produtivos.
A solenidade de inauguração foi acompanhada pelo superintendente do Incra na Paraíba (Incra/PB), Antônio Barbosa Filho, pelo superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar na Paraíba (SFDA-PB), Cícero Legal, pelo governador da Paraíba, João Azevêdo, por ministros do governo federal, lideranças políticas e gestores de órgãos federais, estaduais e municipais, bem como por agricultores e moradores da região que será beneficiada pelas águas da transposição do Rio São Francisco.
O Canal Acauã-Araçagi vai garantir segurança hídrica a cerca de 40 municípios paraibanos na mesorregião do agreste paraibano, em caráter regular e contínuo, durante o período seco, alcançando aproximadamente 680 mil pessoas e viabilizando a irrigação de 16 mil hectares em áreas de agricultura familiar e empresarial, assim como a criação de peixes e de camarões em viveiros.
“A água está chegando em um lugar onde as pessoas pensavam que não ia chegar água”, destacou o presidente Lula enquanto acionava a abertura da válvula que liberou as águas do Lote 2 da vertente Litorânea Paraibana.
“Quero que vocês saibam da alegria de poder vir aqui apertar um botão e ver a água que vai salvar muita vida. De ver essa água que vai ajudar muitos pequenos produtores rurais. Essa água vai servir para as crianças, mulheres e homens beberem; vai servir para nossas galinhas, porquinhos, vaquinhas, jumentos. Essa água é vida para o ser humano e para os animais”, disse o presidente. “E vai chegar aos assentamentos que tem aqui, para que possam ser bastante produtivos”, acrescentou ao lembrar que 73% da obra foi construída durante o mandato da presidenta Dilma Rousseff.
O governador João Azevêdo destacou o aumento da produção de alimentos e a melhoria da qualidade de vida da população nos municípios que serão beneficiados com as águas do canal, onde há mais de uma dezena de áreas da reforma agrária.
“A nossa intenção é fazer com que essas águas cheguem aos 12 assentamentos do Incra dessa área, sendo mais de 1.500 famílias beneficiadas. Água é vida. Estamos trazendo aqui água, trazendo produção de alimentos que traz desenvolvimento e melhora a qualidade da vida das pessoas. Aproveitem muito bem essa água”, disse.
 
Detalhes da obra
A Vertente Litorânea Paraibana é composta por um conjunto de obras, como tomadas d´água, canais, adutoras em sifão, aquedutos e galerias, orientadas em três trechos. O primeiro tem cerca de 44,9 km, e recebe as águas do eixo Leste do Rio São Francisco, cuja captação se dá na tomada d’água construída na barragem de Acauã e termina na região do Sifão Curimataú. O segundo tem 52 km e inicia-se no Sifão Curimataú. O terceiro, com 33,7 km, inicia-se no fim do segundo lote, deriva para o reservatório Araçagi e segue até a bacia do rio Camaratuba.
Os Trechos I e II do sistema têm extensão de 97 km, entre a Açude Acauã (captação) e a Bacia do rio Mamanguape. A entrega indicada é do Lote 2. O Lote 1 já foi entregue em 2023. Nos dois lotes o investimento chega a mais de R$ 1,2 bilhão. O projeto do Sistema Adutor das Vertentes Litorâneas da Paraíba – Canal Acauã-Araçagi compreende 17 segmentos de canais abertos, totalizando 130,6 km. Com a conclusão dos Lotes 1 e 2, já é possível atender 24 municípios nas áreas urbanas e rurais, seis assentamentos do Incra e as bacias dos rios Surrão, Ingá, Mogeiro, Curimataú, Gurinhém, São Salvador e Una.
 
* Com informações da Agência Brasil e da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Governo da Paraíba.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo