JOÃO PESSOA

Prefeito abre curso de formação que vai reestruturar educação integral na Capital

Cícero Lucena fez uma fala emocionada, logo após ouvir o depoimento de uma aluna que já se beneficiou pelo método em unidade escolar estadual. “Tenho o sonho de fazer uma escola pública melhor. Tomei isso como meta, pois também tinha muita confiança na capacidade de quem faz a educação de João Pessoa. Sabemos que a educação é caminho para uma sociedade mais justa. Esse momento permite aos professores levar mais oportunidades para os nossos estudantes”, declarou.

A formação atende a cerca de 300 profissionais, selecionados dentro do Processo Seletivo Simplificado Interno para Escolas Municipais Ativas Integrais (EMAIs). Gestores de escolas já passaram pelos cursos. Esta semana é a vez de professores e especialistas. Entre os temas abordados estão o modelo pedagógico, práticas educativas e ambientes de aprendizagem, plano de ação e as primeiras ações na escola.

De acordo com a secretária municipal da Educação, América Castro, a formação vai permitir a transformação de escolas que apenas funcionam em tempo integral para escolas de educação integral. “Este é um modelo educacional voltado para uma formação completa do estudante, além da formação conteudista e intelectual. Já a escola em tempo integral, que era praticada anteriormente, prevê apenas a permanência do aluno entre 7h e 9h por dia no local. Vamos transformar as nossas escolas de tempo integral, as 18 que encontramos na rede, em escolas de educação integral”, afirmou.

A representante do ICE, Renata Campos, falou sobre a oportunidade de revolucionar a educação. “É uma alegria estar de volta para realizar essa formação e vamos iniciar um processo de transformação de vidas de todos que fazem parte da comunidade escolar de João Pessoa”, declarou.

Também participaram do evento a secretária executiva Luciana Dias e a Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec, Clévia Carvalho.

 

Ascom: Texto: Arthur Araújo – Fotografia: Sérgio Lucena

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo