POLICIALULTIMAS NOTÍCIAS

PF encerra maio laranja com 21 operações na PB

Foto: BigPB

A Polícia Federal encerrou o “maio laranja”, com 21 operações de combate ao abuso infanto-juvenil na Paraíba que resultaram em várias  prisões, buscas e apreensões em várias cidades do estado.

Nota

Encerramos hoje os trabalhos do mês denominado maio laranja, o qual é dedicado à prevenção e repressão ao abuso sexual infanto-juvenil com a realização de 21 operações policiais desencadeadas até a presente data. Esta Administração Regional da Polícia Federal reforçou, através de ações ostensivas de polícia judiciária e especialização das equipes de investigação a sua atuação nessa temática, a qual foi definida como uma das prioridades da atual Gestão, em alinhamento às diretrizes do nosso Órgão Central.

O dia 18 de maio foi definido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia, em 1973, Araceli Cabrera Crespo, uma menina de oito anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo, e este crime, como todos os outros relacionados a crianças e adolescentes, deixa uma marca indelével na sociedade. É uma dor que não passa e precisa ser combatida por toda a sociedade.

Pais, professores, profissionais da saúde, juntamente com as forças de segurança devem atuar numa rede de proteção próxima, atenta e em constante vigilância, sobre aqueles que mais  necessitam de nosso cuidado, as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade frente a tais crimes.

Nem sempre é fácil se identificar os sinais de abuso, por isso a importância de difundir informações que possam prevenir a prática de tais delitos.

O combate ao abuso sexual infanto-juvenil é um desafio contínuo e complexo, que requer não apenas uma resposta policial eficaz, mas também mudanças sociais mais amplas para promover a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes. A Polícia Federal na Paraíba está comprometida em enfrentar esse desafio de maneira abrangente e colaborativa, trabalhando em conjunto com outras instituições e com a comunidade para garantir que as crianças e adolescentes estejam seguras e protegidas contra qualquer tipo de abuso.

A Superintendência Regional da Paraíba encerra o período inicial de 2024 (janeiro a maio) com 21 operações especiais de polícia judiciária já deflagradas na temática de repressão ao abuso sexual infantojuvenil. Foram 11 (onze) operações realizadas pela DCIBER, na SR/PF/PB, 6 (seis) na Delegacia de Patos e 4 (quatro) na Delegacia de Campina Grande. Ao total foram realizadas, até a presente data, 10 prisões decorrentes de investigações de combate ao abuso sexual infantil, sendo 7 delas em flagrante delito e 3 prisões preventivas.

De acordo com os dados consolidados pela Polícia Federal, a partir de agosto de 2023, data em que se iniciou a restruturação da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos-DELECIBER na Paraíba, verificou-se uma evolução no número de casos investigados e processados na Justiça local, impactando na diminuição do tempo para atuação repressiva e dissuasória. Tais resultados são consequência da ênfase dada à capacitação dos servidores atuantes na DELECIBER(16 ações de capacitação em 09  cursos diferentes ofertados pelos órgãos centrais) que resultaram numa maior eficiência das atividades.

O gráfico a seguir apresenta o número de operações no período de janeiro de 2018 a maio de 2024 , bem como um comparativo entre o período de reestruturação da DELECIBER PB (agosto de 2023 a maio de 2024) e o mesmo recorte do ano anterior (agosto de 2022 a maio de 2023), demonstrando um acréscimo significativo no número de procedimentos deflagrados.

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo