PARAÍBA

PB tem 12 presos em cela especial por ter diploma; estado ainda não sabe como aplicará decisão do STF

Segundo Seap, aplicabilidade de decisão que derruba prisão especial para quem tem diploma de curso superior vai ser feita conforme determinações da Vara de Execução Penal, mas não deu detalhes.


No dia 31 de março, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, por unanimidade, a previsão de prisão especial, antes da condenação definitiva, para quem tem diploma de curso superior. Dessa forma, o futuro de 12 presos na Paraíba pode ser alterado.

Ao g1 a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que a aplicabilidade da decisão do STF vai ser feita conforme determinações da Vara de Execução Penal, contudo não deu detalhes sobre nenhum tipo de encaminhamento.

A secretaria explica que no momento 12 apenados estão no Presídio Especial Valentina de Figueiredo, em João Pessoa, por possuírem diploma de graduação no ensino superior. Estes são os únicos presos em regime especial em toda a Paraíba.

Nesta penitenciária, os beneficiados por regime especial ficam aguardando o julgamento. Uma vez julgado e, caso condenado, o preso é direcionado para uma unidade comum determinada pela Vara de Execução Penal.

Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o presídio do Roger, em João Pessoa – uma das unidades comuns de João Pessoa — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco

Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o presídio do Roger, em João Pessoa – uma das unidades comuns de João Pessoa — Foto: Reprodução / TV Cabo Branco

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo