PARAÍBA

Paulo Maia recebe apoio de grupo de mulheres advogadas na corrida pela presidência da OAB-PB

Um grupo de mulheres advogadas se reuniu na tarde desta quinta-feira (22), em um restaurante em João Pessoa, com o pré-candidato a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), Paulo Maia, e declarou apoio a sua pré-candidatura. O apoio só foi selado, após todas do grupo serem ouvidas e apresentarem propostas para uma efetiva paridade de gênero na política de ordem, o que foi prontamente aceito pelo pré-candidato.

Estavam na reunião, a diretora e vice-presidente da atual gestão da OAB Paraíba, Rafaella Brandão, a advogada e professora Susana Araújo, e as advogadas Izabelle Ramalho, Mislene Santos, Anna Carla Lopes e Carol Lopes, filhas da advogada Fátima Lopes, figura importante na política de Ordem da Paraíba que morreu há alguns anos em um trágico acidente, em João Pessoa.

A decisão de apoiar a pré-candidatura de Paulo Maia foi tomada após várias reuniões do grupo para analisar o cenário político que está se desenhando. Com isso, concluiu-se que Paulo Maia é único candidato capaz de trabalhar pela paridade de gênero dentro da política de ordem e respeitar a autonomia das mulheres advogadas no desenvolvimentos dos seus trabalhos.

A atual vice-presidente da OAB-PB, Rafaella Brandão, disse que é preciso “resgatar a origem histórica da efetiva inclusão das mulheres de ordem, o abraço à diversidade, relembrar momentos emblemáticos como a defesa feita no Conselho Federal em 2020 à paridade de gênero nos cargos eletivos da ordem pelo sempre Presidente Paulo Maia, é fazer jus aquele que realmente caminha lado a lado da advocacia feminina de forma democrática!”

A ex-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Izabelle Ramalho defende “Pelas suas ações concretas, Paulo Maia sempre se mostrou um grande amigo das mulheres advogadas. Em sua gestão, encontramos um presidente preocupado com a pauta feminina, que nos deu as mãos na luta pela paridade de gênero no sistema OAB, realizando inúmeras ações de inclusão das mulheres advogadas, sempre a partir de uma construção horizontal, aberta e respeitosa. Por toda a sua história e por todo o seu compromisso com a pauta feminina, entendemos que Paulo é um líder necessário neste momento para enfrentar o atual cenário político da OAB da Paraíba – de retrocesso, desrespeito e exclusão – e, assim, retomar a caminhada de avanços concretos que havíamos iniciado”.

Já a professora, Susana Araújo declarou que as mulheres advogadas precisam é de uma “escuta verdadeira e um olhar atento, pois a paridade tem que se sobrepor ao papel, tem que ser atestada através de ações. Exatamente como víamos na gestão de Paulo Maia. O dia de hoje marca um avanço rumo a uma representatividade ativa das mulheres! Avante!”.

A ex-presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial da OAB-PB, Mislene Santos disse que “foi uma escolha acertada do grupo, pois Paulo Maia já demostrou, através de ações, que está disposto a dar efetiva vez voz a mulher advogada. Que não vai se utilizar da força da mulher advogada como trampolim para alcançar interesses pessoais e depois desqualificá-la, excluí-la, silenciá-la e invisibilizá-la”, pontou Mislene.

Ana Carla Lopes disse que o encontro foi muito positivo e a decisão foi fruto de “uma conversa horizontal, para discutir a política de ordem e a presença feminina nos espaços de poder”.

Já Carol Lopes explicou que “o fato de estarmos apoiando um homem para a cabeça de chapa não tira em nada a atuação independente, profícua e de protagonistas das nossas próprias história, pois andaremos lado a lado e não na sombra da exclusão. Nós já conhecemos o trabalho que Paulo Maia desenvolveu em prol da mulher advogada e temos que resgatar o respeito a mulher na política de ordem”.

A atual tesoureira e diretora da gestão, Leilane Soares, não esteve presente na reunião, mas também declarou apoio a pré-candidatura do Paulo Maria. “Não temos outro caminho a seguir para a retomar o trabalho em prol da autonomia e respeito da mulher advogada na política de ordem. “, disse Leilane.

“Me reunir hoje com advogadas que comigo participaram da construção da valorização da mulher advogada na OAB PB foi, além de uma grata satisfação, a percepção da certeza dos caminhos que foram escolhidos e percorridos na política da Ordem dos Advogados do Brasil e seu revigoramento necessário para continuidade de uma missão de vida”, afirmou Paulo Maia.

Por fim, Paulo Maia agradeceu ao apoio recebido. Afirmou que o grupo composto por mulheres com fortes lideranças de muito trabalho desenvolvido na política de ordem vai enriquecer, abrilhantar e dar muito mais musculatura a sua pré-campanha.

Agora, o grupo vai trabalhar para ampliar o apoio das mulheres advogada a pré-candidatura de Paulo Maia para presidente da OAB-PB. Ele já foi presidente da OAB-PB, apoiou o atual presidente Harrison Targino, mas a parceria foi rompida, tendo em vista que atual gestão da OAB não vem cumprindo com as promessas de continuidade deste projeto coletivo, adotando um modelo centralizador e verticalizado, de tratamento seletivo e excludente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo