COLUNAHILOMAR ARAÚJO

Palmas para Cloroquina!!!

Outro dia eu falei aqui, em uma das minhas Crônicas, sobre o prêmio “Camões de Literatura”, que foi entregue a Chico Buarque, com um absurdo atraso; atraso esse que se deu pelo fato do ex-presidente não ter se importado e deixado passar o tempo de entrega. O prêmio foi entregue pelo novo governo, logo no começo do mandato.
E me vejo na obrigação jornalística de falar mais uma vez sobre a insensibilidade do governo bolsonaro, que confiscou a medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico,  que é concedida a profissionais que prestaram relevantes contribuições à Ciência. A honraria teria sido entregue a cientistas que desagradaram o governo com suas pesquisas.
O médico Marcus Vinícius Lacerda ,foi responsável por um dos primeiros estudos que apontaram a ineficácia da coloroquina no tratamento da Covid-19, Adele Benzaken, diretora do Departamento HIV/Aids no Ministério da Saúde, no começo do governo Bolsonaro, ela publicou uma cartilha sobre a prevenção de doenças para homens trans, e por conta disso foi demitida. “O pior, mais assombroso e extremo de toda essa insensibilidade para com a ciência, foi o fato do presidente Bolsonaro entregar as medalhas confiscadas a ele mesmo, e ao ex-ministro Paulo Guedes”.
E mais uma vez como fez com a cultura de Chico, o presidente Lula, fez também com a ciência de Marcus e Adele.
Em cerimônia realizada no último dia 12, entregou as merecidas medalhas aos citados cientistas e mais outros 21 profissionais que se recusaram a receber no governo passado.
O Brasil não merece mais ter suas instituições aviltadas, a ponto de tanta gente séria da ciência e da cultura ser humilhada para poder receber seus merecidos prêmios.

” Esperemos que a Cultura e a Ciência tenham realmente voltado ao nosso País”.

Hilomar Araújo : .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo