O QUE DEVO FAZER PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS?
O pecado de nossos primeiros pais, condenou a sua descendência a morte eterna. Deus os havia prevenido que se desobedecessem, morreriam. Eles desobedeceram e a morte atingiu toda a criação, Ezequiel afirma que “A alma que pecar, essa morrerá” Ez 18.20. O pecado é uma força que domina o homem, e este não tem força para se libertar do mesmo.
Deus enviou o Seu Filho, Jesus, para tirar o pecado do mundo, libertar do pecado todo aquele que crê nEle e dar-lhe vida eterna; trazendo o Reino de Deus até nós. Antes de Sua vinda, o homem precisava cumprir a lei, para ser justificado diante de Deus. Porém, por mais que se esforçasse, sempre transgredia um mandamento da lei e estava em falta diante de Deus. Por exemplo: se ele não mentia, roubava. Se não roubava, adulterava. Se não adulterava, cobiçava. E assim, ele sempre era réu. Tiago mostra essa verdade, ao dizer: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos” Tg 2.10.
O homem nunca foi capaz de cumprir a lei. E, assim, continuava condenado à morte eterna. Diante desse quadro de perdição, o amor de Deus se manifestou e fez com que Ele enviasse o Seu Filho, Jesus, para cumprir a lei em seu lugar, justificá-lo perante Deus e conceder-lhe a vida eterna. Jesus disse no Sermão do monte que veio cumprir a lei: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim para destruir, mas para cumprir” Mt 5.17. Jesus cumpriu a lei em meu lugar e no seu lugar, para que pudéssemos entrar no céu.
Então, que devo fazer para entrar no Reino de Deus? Jesus é Quem responde: ”Necessário vos é nascer de novo” Jo 3.3.. Foi isto que Jesus disse para Nicodemos, que era rabino em Israel e fazia parte do Sinédrio, a suprema corte religiosa israelita. Nicodemos tinha certeza de que, quando morresse, entraria no reino de Deus. Mas, ele estava enganado. Ser religioso não é suficiente para entrar no céu. Então, Jesus disse para Nicodemos o que lhe estava faltando para entrar no Reino de Deus: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” Jo 3.3.
Nascer de novo é nascer espiritualmente, é nascer do alto, é receber uma nova natureza e ter o Espírito Santo habitando nessa vida. Há necessidade de nascer de novo, porque já nascemos uma vez, e este nascimento biológico está contaminados pelo pecado original, que nos condenou à morte eterna. A criança Já nasce em pecado, sem vida espiritual, apenas com vida biológica. Daí a impossibilidade de entrar no céu. O salmista esclarece a contaminação da natureza humana, ao dizer: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe” Sl 51.5. Paulo mostra que estamos espiritualmente mortos em delitos e pecados e Jesus é Quem nos dá vida espiritual (Ef 2.1).
Portanto, se você quer entrar no céu, aceite Jesus e siga-O, porque Jesus é o único caminho que leva ao Reino de Deus.
No amor de Cristo, José de Arimatéa M Lucena



