COLUNAPASTOR ERI ALVES

O Que Devemos Escolher – Uma Peroração pelo pr. Eri Alves

A escolha é uma faculdade exclusiva do homem, premente no dia a dia, que ao dúbio, exige nas coisas mais simples, esforço hercúleo na tomada de decisão. O pior, que depois de uma faina mental, o que restou da indecisão foi a péssima assertiva. Julgo que a maioria dos que estão lendo esta peroração sofram da indecisão. Esta que nos persegue sempre. Perguntas como: qual a roupa devo vestir? o que fazer hoje para o almoço? devo sair ou ficar? Devo aceitar ou não? indagações simples demais, que acabam embaraçando a rotina dos mais ambíguos. Todavia, o problema é quando a nossa volitividade envolve questões de vida ou morte, que permearam nossa existência, naquilo que será decisivo para todo ser (corpo, alma e espirito). As perguntas são sérias demais. O que escolher para ter paz em uma mente perturbada? O que fazer para ser feliz quando o coração só exprime a dor da rejeição e da indiferença? Nessas coisas não se deve protelar ou errar na opção a seguir, sendo fatal ao insensato. No relato do evangelho segundo João 6:51-70, Jesus acabara de proferir um sermão acerca do reino dos céus e, como os ouvintes deviriam receber o messias para entrar na vida eterna. Então, muitos deixaram o galileu para trás, alegando dureza na mensagem do Cristo. O apóstolo Pedro, apesar de intempestivo e afoito, foi ele que entre todos os que ainda cercaniavam Jesus, teve a mais brilhante tomada de decisão. “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna (v.58). O Pedrão, sendo o mais rude, mostrou sabedoria no fato de escolher a vida que estava no Filho de Deus. O antigo pescador entendeu que não dava mais para voltar e nem tinha outro caminho melhor a seguir. O mundo até oferece opções encantadoras, mas que acabam sendo de morte. No final, o que resta da péssima escolha, o vazio e o desprezo do próprio mundo. Diferentemente, Jesus oferece vida abundante neste mundo e no vindouro, este por toda eternidade. A escolha requer apenas a fé. Não é difícil, pois o amor de Deus nos guia até a graça. O evangelho é sabedoria que foi revelada por Deus no seu Filho Jesus, facultado de graça a plena vida a todos o que buscam. Seja sábio pois as escolhas de hoje refletirão no futuro. As sementes plantadas hoje serão os frutos colhidos amanhã. Deus vos abençoe.

Eri Alves – Pastor e Jornalista

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo