COLUNAPASTOR ERI ALVES

O Dia de Recomeçar – Por Eri Alves 

Foto: Ilustração

A madrugada no Getsemani foi o início de um longo dia para Jesus, que ao final daquela sexta-feira de páscoa, acabaria crucificado. E simultâneo ao périplo da condenação e crucificação, o tempo parou para os discípulos, que dispersos, buscaram esconderijos longe da persecução da espada romana e do ódio do clero judeu. Pedro, o mais valente, que horas antes prometeu defender o Filho do Homem, onde Cristo fosse, nega-o três vezes.

Decepcionado, o outrora discípulo mais presente, agora busca uma fogueira para aplacar o frio. No entanto, era a alma dele que estava gélida, e as brasas que ali estavam, não eram suficientes para normalizar o enrijecido coração. A luz daquela fogueira não elidiu às trevas que o levaram a um profundo estado de derrota e falta de forças para sobriedade espiritual. (Lucas 22:55-60). Os olhos que estavam pesados na hora da oração, agora não encontram descanso, angustiado ante a condenação de Jesus. Agora, tudo estava acabado. Pedro, que dias antes viu em Cristo o Filho de Deus e guardião da vida terna (João 6:68), resolve retroceder ao passado, dedicando-se às difíceis pescarias no mar da galileia. E ele volta para uma fracassada pesca.

Mas era uma outra manhã, um outro dia, propicio para mudanças, conforme as misericórdias do Senhor. Cristo aparece e chama Pedro de volta. Onde o Mestre está, tem uma fogueira. Nesta, Pedro tem a oportunidade de retomar o percurso do pescador de almas. O apóstolo tem uma missão pela frente, que era receber a vinda do Espirito Santo, testemunhando o surgimento da igreja cristã. Como mártir, Pedro prega o evangelho na Roma que o matou, e para os crentes do norte da galácia, encorajou a todos a uma vida de paciência e resiliência diante das lutas, consolando-os, dizendo: O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces (1º Pedro 5:10). Na realidade, Pedro é o arquétipo de todo homem. Exemplo dos fracassos, mas que na graça de Deus, encontram ânimo para prosseguir.

Pois, como diz Paulo, estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus (Filipenses 1:6). Isso quer dizer que nossos projetos serão estabelecidos conforme os planos do SENHOR. Portanto, errou, não desanime; não conseguiu obter êxito na primeira oportunidade, seja resiliente. As culpas e os medos devem ser superados no uso da fé. Voltando ao Pedro, que depois de muitas lutas, já experiente, ele diz: Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele (DEUS) tem cuidado de vocês (1º Pedro 5:7). Deus não desiste de você. Que ele vos abençoe.

Eri Alves
Eri Alves – Pastor e Jornalista

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo