PARAÍBA

MPF lança coletânea digital de artigos sobre desafios na investigação de crimes envolvendo criptoativos

Evento será realizado em 14 de março, na sede da PGR com transmissão pelo Canal MPF, no YouTube


Com o objetivo de contribuir para aperfeiçoar a atuação de investigadores que lidam com a criminalidade no mercado das criptomoedas, a Câmara Criminal do Ministério Público Federal (2CCR/MPF) lança a coletânea digital de artigos científicos Investigação com Criptoativos, na próxima quinta-feira (14). O evento de lançamento será realizado na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo Canal MPF, no YouTube.

Abordando os aspectos jurídico-penais das moedas virtuais, o livro digital é composto por 12 artigos científicos escritos por juristas e estudiosos do tema que ainda é pouco explorado no meio acadêmico. “Talvez mais importante do que novos instrumentos processuais e ferramentas tecnológicas, o passo inicial para enfrentar fenômenos criminais é entender seu funcionamento. Investigar crimes cometidos com o emprego de criptoativos é tarefa que apresenta dificuldades tecnológicas, operacionais e legais, demandando especialização constante”, aponta a publicação.

O processo de seleção dos textos foi conduzido pelo Grupo de Trabalho sobre Criptoativos, ligado à Câmara Criminal, a partir de chamamento público feito em julho de 2023. Alguns dos temas abordados na coletânea são a regulação de criptoativos e dados aproveitáveis em investigações criminais no Brasil, a abrangência da regulação e os desafios do compliance para efetiva prevenção à lavagem de capitais, os criptoativos e o financiamento de narcóticos, as perspectivas e os desafios dos criptoativos e da inteligência artificial no campo do direito penal.

Na cerimônia de lançamento, alguns dos autores apresentarão seus textos para os participantes. Na avaliação do coordenador da 2CCR, subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, o conteúdo do livro digital deve contribuir com o combate a esse tipo de fraude. “A reunião de informações extremamente relevantes sobre vários aspectos dos criptoativos é uma forma de melhorarmos a eficiência da persecução penal contra esses crimes que evoluem rapidamente”.

De acordo com o procurador da República e coordenador da publicação, Tiago Misael de Jesus Martins, a iniciativa demonstra a visão institucional da 2CCR e antecipa reflexões diante da entrada em vigor da Lei 14.478/2022. A norma define diretrizes para a prestação de serviços de ativos virtuais e a regulamentação desse mercado, além de introduzir no Código Penal o crime de fraude com a utilização de ativos virtuais, valores mobiliários ou ativos financeiros.

Serviço
Lançamento da publicação Investigação com Criptoativos
Local: Procuradoria-Geral da República (PGR)
Transmissão: Canal MPF, no YuTube
Data: 14/3/2024
Horário: a partir das 9h

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo