PARAÍBA

MPF celebra acordo de cooperação técnica com Conselho de Administração da Paraíba

Parceria não envolve recursos financeiros e prevê cooperação mútua entre o órgão ministerial e o CRA/PB

Com o intuito de dar mais efetividade à atuação do MPF em processos judiciais e procedimentos extrajudiciais nos mais diversos campos de atuação da Procuradoria da República na Paraíba, a unidade do Ministério Público Federal (MPF) no estado celebrou acordo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), no início deste mês. A intenção das partes com o acordo é garantir assessoria técnica e pericial aos membros do Parquet na instrução de casos que envolvem principalmente a Administração Pública e, eventualmente, também a gestão de entes privados.

A parceria prevê que o CRA/PB disponibilizará profissionais capacitados para a realização de estudos, perícias e a elaboração de laudos e pareceres que possam contribuir em atividades que necessitem de assunção de responsabilidade técnica, desenvolvidas pelos membros lotados na unidade do MPF no estado. Em contrapartida, o órgão ministerial disponibilizará todas as informações necessárias para a atividade e emitirá certificados de reconhecimento dos serviços prestados pelos profissionais de Administração.

A iniciativa, na avaliação do procurador-chefe da unidade, responsável pela celebração do acordo técnico, Guilherme Ferraz, deverá assegurar maior celeridade às investigações que demandam apreciação mais detida dos fluxos administrativos, impactando a população no que diz respeito à tutela coletiva de direitos. Por outro lado, “há situações em que o conhecimento mais aprofundado de práticas administrativas pode auxiliar no esclarecimento de condutas caracterizadoras de ilícitos penais ou de improbidade administrativa”, destaca.

Esse fornecimento de subsídios técnicos pelo CRA/PB, de acordo com Ferraz, pode, inclusive, fundamentar atuações do Ministério Público capazes de aperfeiçoar as rotinas de trabalho e prevenir falhas técnicas. A parceria tem validade de 24 meses, podendo ser renovada mediante o interesse das duas instituições. Não haverá transferência de recursos financeiros entre as partes, uma vez que os serviços serão prestados em regime de cooperação mútua.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo