BRASIL

Moraes manda prender Anderson Torres, ex-ministro de Bolsonaro, e ex-comandante da PM do DF

O ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Fabio Augusto Vieira, também teve prisão decretada.

 

Anderson Torres (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

247 – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou prender o ex-secretário de Segurança Pública do DF e ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, Anderson Torres, que está nos Estados Unidos de férias enquanto Brasília tenta se reerguer da destruição provocada por terroristas apoiadores do antigo governo. A informação é da Folha de S. Paulo. O ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fabio Augusto Vieira, também teve prisão decretada pelo ministo.

A ordem foi dada em resposta ao pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, que solicitou a detenção em flagrante de Torres e de demais agentes públicos que tiveram participação ou se omitiram durante a invasão de terroristas bolsonaristas às sedes dos três poderes, em Brasília, no domingo (8). O ex-ministro de Bolsonaro não estava no país durante os eventos.

Moraes já havia apontado “o descaso e conivência” de Torres “com qualquer planejamento que garantisse a segurança e a ordem” no Distrito Federal, na determinação que afastou Ibaneis Rocha (MDB) do governo do DF.

 

Prisão de ex-comandante da PM do Distrito Federal

Outro acusado de não cumprir seu dever durante os atos terroristas e por isso teve a prisão decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, é o ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fabio Augusto Vieira.

PAULO H. CARVALHO/ AGÊNCIA BRASÍLIAPaulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Alexandre de Moraes (à esq.) e Fabio Augusto Vieira (Foto: ABR

Autoridades do Judiciário, do Legislativo, do Executivo e uma parte da sociedade civil têm acusado a polícia do Distrito Federal de omissão no dia dos atos de vandalismo.

Diante da omissão das autoridades do Distrito Federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal em Brasília. Na segunda (9), o interventor nomeado por Lula, Ricardo Cappelli, já havia retirado Fábio Augusto do comando da Polícia Militar do DF. Para o lugar dele foi nomeado o coronel Klepter Rosa Gonçalves.

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo por 90 dias, por ordem do ministro Alexandre de Moraes.

 

 

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo