BRASIL

Mar “engole” 70 metros do alargamento de praia em Balneário Camboriú

Em 2021, praia local passou por megaobra de alargamento de mais de R$ 88 milhões. No entanto, 70 metros da nova faixa de areia já se foram


A prefeitura de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, monitora a redução da faixa de areia na região da Barra Sul, na ponta da praia. A orla já diminuiu pelo menos 70 metros na região, que é historicamente um dos pontos mais sensíveis ao avanço do mar da Praia Central. Em 2021, toda a faixa de areia passou por uma megaobra de alargamento — uma empreitada que custou mais de R$ 88 milhões.
O alargamento aumentou em média de 25 para 70 metros a faixa de areia em toda a praia. Na Barra Sul, no entanto, aterrou-se mais que o dobro do restante da obra. Quando o projeto foi concluído, a faixa de areia no local chegou a 180 metros. No momento, está com 110 metros segundo o cálculo oficial.

Na cidade de João Pessoa avança com um projeto de contenção da erosão na orla da cidade —que deve incluir o alargamento artificial da faixa de areia em até quatro praias da capital paraibana, replicando experiências de aterros em outras cidades litorâneas do país.

O projeto é uma das prioridades do prefeito Cícero Lucena (PP), mas enfrenta resistência de ambientalistas, estudiosos e movimentos sociais. No início do mês, se tornou objeto de um inquérito civil do Ministério Público Federal.

A intenção de alargar as praias foi anunciada pelo prefeito Cícero Lucena em outubro de 2021, com a justificativa de interromper a erosão e abrir espaços para fazer obras viárias. Em fevereiro, durante entrevista na Câmara Municipal de João Pessoa, o prefeito reiterou opção pelo aterro.

O projeto só começou a avançar em abril deste ano, quando a prefeitura contratou para fazer os estudos básicos a empresa catarinense Alleanza Projetos e Consultoria, a mesma responsável pelo alargamento da praia em Balneário Camboriú (SC).

 

Big Pb , Com Metropoles

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo