Lei de Zezinho Botafogo cria Campanha Permanente de Orientação sobre o Envelhecimento Saudável em JP
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) preveem que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos
Orientação e conscientização sobre o envelhecimento ativo e saudável são o foco de campanha permanente estabelecida pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Com autoria do vereador licenciado Zezinho Botafogo (Cidadania), a Lei 14.505/2022, intitulada “Campanha Permanente de Orientação e Conscientização sobre o Envelhecimento Ativo e Saudável”, foi sancionada pelo prefeito Cícero Lucena (PP).
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) preveem que até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos, demonstrando, assim, a relevância da norma. Os principais objetivos são conscientizar idosos quanto à promoção do direito ao envelhecimento ativo e saudável, promover a inclusão tecnológica e educação financeira da pessoa idosa, disseminar informações, conhecimentos, palestras e debates relacionados à nutrição e à prevenção de doenças crônicas, com ênfase na prevenção e disponibilizar a esse público a prática de atividades físicas e recreativas.
“O envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo, inclusive as que são frágeis, fisicamente incapacitadas e requerem cuidados”, esclarece a justificativa do projeto.
O estabelecimento da forma e do conteúdo da campanha ficará a critério dos órgãos municipais competentes e será regulamentado pelo Poder Executivo.
O vereador licenciado Zezinho Botafogo está atualmente licenciado do mandato parlamentar e atuando na Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Governo do Estado da Paraíba.