JOÃO PESSOA

HU da UFPB, em João Pessoa, inaugura nova biblioteca

“Desenvolver ensino, pesquisa e extensão, aliado a uma assistência integral e de qualidade”. Essa é a missão do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB/Ebserh) e, para fortalecer a proposta, vários incrementos vêm sendo implantados na instituição. Um exemplo é a entrega da nova biblioteca da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), localizada no 2º andar do prédio do HU. O evento de inauguração do novo equipamento aconteceu nesta sexta-feira, 17.

O espaço foi todo modernizado e já está disponível para utilização dos acadêmicos que têm o Lauro Wanderley como o principal campo de prática. Com nove mesas de estudo individuais, 12 cabines de estudo, cadeiras reclináveis e sofás, o ambiente é climatizado, bem iluminado e silencioso, e conta com Wi-Fi grátis. O horário de funcionamento é das 7 horas às 19 horas, sem intervalo.

Para o superintendente Marcelo Tissiani, essa é mais uma ferramenta para o fortalecimento do ensino e da pesquisa. “O HULW tem na sua essência a formação dos alunos. Sendo um hospital-escola, precisava dispor de equipamentos para a capacitação de excelência. Com isso, nos empenhamos em ofertar esse ambiente, totalmente reformado, o qual estamos entregando agora”, frisou.

“Proporcionamos ao usuário um espaço além do acesso à informação, um ambiente propício ao relaxamento durante as atividades dentro do hospital, com sofás e cadeiras reclináveis. Todos os ambientes da biblioteca estão acessíveis a pessoas com deficiência”, citou o bibliotecário Helton Figueiredo.

Foram investidos aproximadamente R$ 120 mil na reestruturação da biblioteca, com melhorias na infraestrutura como substituição de revestimentos e forros, pintura, ampliação das instalações elétricas e climatização, além de instalação de mobiliário e equipamentos como computadores e de rede Wi-Fi para acesso gratuito dos usuários.

“Representa para a Universidade Federal da Paraíba e, nesse contexto específico, para o Hospital Universitário Lauro Wanderley, avanço no ensino, na pesquisa e na extensão. Isso é o que a gente espera de uma universidade pública, ou seja, que ofereça o melhor para a formação dos estudantes”, ressaltou o reitor da UFPB Valdiney Gouveia.

A gerente de Ensino e Pesquisa, Tarciana Costa, destacou que o ensino é principal missão do HULW e que a instituição é berço de alunos de graduação em saúde e outros cursos. “A gente recebe diariamente centenas de professores, acadêmicos, pós-graduandos, pesquisadores. Portanto, é fundamental que tenhamos uma estrutura que visa a facilitar o ensino aprendizagem”, citou Tarciana.

O estudante de graduação em enfermagem da UFPB, Luca Querubim, disse que o espaço é um ganho para todos os alunos. “Nós temos alguns locais de estudo como é o caso da biblioteca do CCS (Centro de Ciências da Saúde) e a Biblioteca Central, mas agora, com esse espaço, os estudantes terão mais um suporte. Aqui é climatizado e bastante aconchegante”, falou, acrescentando que o acervo é composto por quase 700 títulos da área da saúde, que podem ser acessados no formato digital.

Doação – Quem tiver livros ou outros materiais informacionais e deseja doar, pode fazê-lo para a biblioteca da Gerência de Ensino e Pesquisa do HULW. “Aceitamos doações de livros da área da saúde e aqueles que não são incorporados à biblioteca são disponibilizados no serviço de ‘pegue leve’”, afirmou o bibliotecário Helton.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo