JOÃO PESSOA

Hotel Tambaú: do luxo ao abandono

Muito se fala, de forma justa, de uma revitalização do centro histórico de João Pessoa, mas do Hotel Tambaú parece que os tapumes de zinco ao redor da estrutura cegaram a todos.

BigPB – João Pessoa sempre foi conhecida, principalmente, por duas referências turísticas: uma que é natural e outra arquitetônica. A natural é a Ponta do Cabo Branco – Ponto mais oriental das Américas -, e a arquitetônica é o Hotel Tambaú, pela sua arquitetura ousada, da década de 1970, dentro das areias, com o mar batendo em grande parte de sua estrutura de concreto e ferro.
Mas, há muito tempo, essa atração turística referencial da cidade de João Pessoa e da Paraíba, que atraia artistas, políticos e personalidades nacionais e internacionais em seu conforto arredondado com jardins, piscinas internas e seus 173 apartamentos confortáveis, está com aspecto de abandono. Quem visitou a Paraíba e nunca tirou uma foto na frente daquele hotel, estivesse hospedado lá ou não? Qual o paraibano que passou por ali e também não fez seu registro?
Apesar de ser um equipamento que tem muito valor simbólico no turismo da Paraíba, muito pouco se fala nessa atração, que está no coração da praia de Tambaú. O hotel está fechado para uma reforma que parece sem fim. No meio político aquela arquitetura assinada por Sérgio Bernardes, parece até ter caído no esquecimento, ninguém fala nada. Não se houve discursos na Câmara Federal, Assembleia Legislativa, ne na Câmara de Vereadores da capital. Muito se fala, de forma justa, de uma revitalização do centro histórico da cidade, mas do Hotel Tambaú parece que os tapumes de zinco ao redor da estrutura cegaram a todos.
Diante do aspecto de abandono em que parece está o Hotel Tambaú, é hora de alguém levantar a voz para saber o que está acontecendo por trás dos alardeados projetos de revitalização daquele equipamento. Independente de quem esteja no governo, ou não, o Hotel Tambaú – mesmo com sua ocupação ambiental questionada -, se tornou um bem arquitetônico referencial para o turismo da Paraíba.
Se há complicações judiciais, dívidas trabalhistas, falta de interesse da iniciativa pública e privada para a exploração comercial daquele hotel é hora de pensar em algo diferente. Um dos caminhos seria a união dos governos numa frente de luta para transformar aquele espaço nobre em um local público, com criação de um museu da história da Paraíba. Além do museu, abrir os auditórios para eventos e transformar os antigos apartamentos em algum tipo de atrativo para o público.

BigPB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo