Governo anuncia mudanças na Lei Rouanet para descentralizar recursos e ampliar investimentos em cultura
Alterações buscam desburocratizar e expandir o setor cultural brasileiro com o objetivo de atrair investidores e valorizar artistas nacionais
O Governo Federal prepara-se para realizar mudanças na Lei Rouanet, a maior Lei Federal de Incentivo à Cultura do país, com o objetivo de torná-la mais eficiente. Entre as principais alterações está a descentralização de recursos para além da região Sudeste e o desbloqueio da fila de projetos parados.
Com as novas regras, o Governo espera atrair mais patrocinadores de produções criativas, ampliando o número de projetos com efetiva captação em todo o Brasil. O novo decreto da lei deverá ser assinado até o final deste mês, retomando os recursos da Lei Rouanet, que totalizam cerca de R$1 bilhão, parados desde o início de 2022.
Além da valorização cultural e da possibilidade de artistas realizarem seus projetos, a Lei Rouanet oferece vantagens às empresas que patrocinam projetos culturais. O valor investido pode ser abatido do Imposto de Renda, com redução de até 4% do valor devido para pessoas físicas e até 6% para pessoas jurídicas.