PARAÍBAPOLÍTICA

Frei Anastácio está em Brasília para posse de Lula e diz que país vai caminhar com um governo que gosta do povo

 

O deputado federal Frei Anastácio (PT/PB) já está em Brasília para participar da sessão solene do Congresso Nacional, que dará posse a Lula na Presidência da República para seu terceiro mandato. “É uma grande honra, como deputado federal, fazer parte da sessão solene que dará posse a Lula. Finalmente, iremos ver o Brasil e a democracia em boas mãos”, disse o deputado.

Frei Anastácio ressaltou que Lula já começou a reconstruir o Brasi, mesmo antes de assumir. “Na história da redemocratização do país, essa é a primeira vez que um presidente eleito começa a administrar dois meses antes de assumir”, citou.

O parlamentar destacou que isso está ocorrendo porque o atual presidente, além de destruir o país, simplesmente abandonou sua função. “Bolsonaro deixou o país à deriva, sem se preocupar com nada. Na verdade, ele sempre se preocupou em destruir conquistas populares, direitos de trabalhadores e da população. Mas, o Brasil elegeu um presidente que realmente é preocupado com o povo, sobretudo, as pessoas que mais precisam de ajuda. Que Deus abençoe nosso país e der sabedoria a Lula e toda sua equipe”, concluiu.

Roteiro da posse de Lula

O roteiro da posse prevê a chegada dos convidados (entre eles os chefes de Estado e de governo) ao Congresso Nacional a partir das 13h45. Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin deverão chegar à Catedral de Brasília por volta das 14h20. Às 14h30, Lula sairá em carro aberto em direção ao Congresso — percurso que deve durar dez minutos, apesar da proximidade. O transporte pode sofrer ajustes, em função da chuva ou por questões de segurança.

Os eleitos sobem a rampa do Congresso acompanhados dos chefes do cerimonial do Senado e da Câmara. No alto da rampa, Lula e Alckmin serão recebidos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O ensaio simulou todo esse roteiro, com marcações de tempo, espaço e posição nos salões.

Alterações

Duas alterações estão previstas em relação a cerimônias anteriores. Uma delas é que não deve ocorrer a tradicional salva de 21 tiros de canhão. A outra é que as esposas de Lula e Alckmin, Rosângela da Silva e Lu Alckmin, respectivamente, devem subir a rampa na frente dos maridos, e não atrás, como de costume. Também está sendo esperada a participação da cachorrinha Resistência, adotada por Lula e Janja, como é conhecida a futura primeira-dama.

A sessão solene do Congresso Nacional está marcada para as 15h, quando haverá o compromisso constitucional e a assinatura do termo de posse dos eleitos. Depois, o presidente seguirá para o Palácio do Planalto, devendo subir a rampa e discursar no Parlatório que fica em frente à Praça dos Três Poderes.

Etapas

A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, lembrou que a posse é composta por três cerimônias e que a etapa mais importante é a que acontece no Congresso. Além da sessão legislativa, o presidente eleito também deve ser recebido no Palácio do Planalto para a passagem da faixa e no Palácio do Itamaraty para uma recepção. Ilana ressaltou que é no Plenário da Câmara que acontece, de fato, o empossamento no cargo e o juramento constitucional do presidente.

— Reunimos e colaboramos com todas as áreas, com apoio da Câmara dos Deputados, a fim de simular as solenidades simbólicas para que, em 1º de janeiro, tenhamos tranquilidade, segurança e coordenação para que os atores principais da nossa sociedade possam estar no Congresso e participar dessa solenidade tão significativa — concluiu.

Público e shows

A expectativa é de que compareçam à posse de Lula cerca de 700 jornalistas e 2 mil convidados. Também está previsto um grande show de música popular, para o qual são esperadas entre 150 mil e 300 mil pessoas.

Fonte: Agência Senado, com assessoria de Frei Anastácio

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo