BRASIL

Fiéis poderão se despedir de Bento XVI a partir de segunda

 

Papa, Lula e Marisa no estádio do pacaembu, em 2007 - Metrópoles
Papa Bento XVI veio ao Brasil, em 2007 – CityFiles/WireImage

Após o anúncio da morte do papa emérito Bento XVI, de 95 anos, o Vaticano começa a se preparar para os rituais de velório e enterro. O pontífice, que renunciou em 2013, morreu às 9h34 deste sábado (31/12, horário da Itália), no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

O próximo passo é decidir quem presidirá o funeral solene de Bento XVI. O mais provável é que seja o próprio papa Francisco. Os protocolos ainda não são conhecidos por se tratar de uma situação inédita. Afinal, é a primeira vez, em 600 anos, que há dois papas.

Isso depende muito da própria condição física de Francisco, que tem sofrido muito com problemas nos joelhos.

Até a vestimenta é alvo de discussão. “Como Joseph Ratzinger não renunciou à túnica branca nem mesmo nesses quase 10 anos como papa emérito, ele poderia decidir manter as vestes pontifícias”, arrisca Claudio Magnoli.

Em 2020, Bento XVI falou sobre o lugar que queria ser enterrado. Ele escolheu o túmulo que pertenceu a João Paulo II, na cripta de São Pedro. O local está vazio porque os restos mortais de Karol Wojtyla foram transferidos para uma capela perto da Pietà de Michelangelo, após sua canonização

Fonte : Metrópoles

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo