PARAÍBA

Eleições UFPB : Consuni marca reunião para definições de regras das eleições de reitoria

O próximo reitor ou reitora da UFPB vai tomar posse no cargo no fim deste ano e terá mandato de quatro anos.

Foto: Angélica Gouveia/UFPB
Foto: Angélica Gouveia/UFPB

O Conselho Superior da Universidade Federal da Paraíba (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai definir o calendário e as regras para a eleição do novo reitor da instituição. As definições vão ser tomadas no dia 14 deste mês.

A escolha dos novos gestores da UFPB acontece em três etapas. Na primeira, votam professores, estudantes e servidores técnico-administrativos. Após isso, os três primeiros colocados vão formar uma lista tríplice, que será apreciada pelo Conselhão da UFPB, que é formado por diversos conselhos e representantes dos professores, funcionários e estudantes.

No Conselhão, há uma nova votação e a lista tríplice, por ordem de votação, é encaminhada para o presidente da República. Será Lula quem decidirá, após analisar a lista, o novo reitor da UFPB.

Tradicionalmente, o presidente escolhe o candidato mais votado nas etapas anteriores. No entanto, a exceção aconteceu quando o então presidente Jair Bolsonaro escolheu o atual reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, que não teve votos no Conselhão da instituição.

O próximo reitor ou reitora da UFPB vai tomar posse no cargo no fim deste ano e terá mandato de quatro anos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo