CULTURA

Além do ‘Auto da Compadecida’: 6 filmes e séries baseados na obra de Ariano Suassuna

Ao longo dos anos, diversas obras do escritor e dramaturgo paraibano foram adaptadas para as telonas.


Além do famoso “O Auto da Compadecida”, de Guel Arraes, há outras adaptações audiovisuais que trazem à vida a rica cultura nordestina retratada nas mais de 30 obras de Ariano Suassuna. Confira nossa lista de séries e filmes inspirados na produção literária do renomado escritor, dramaturgo e romancista paraibano, que morreu há 10 anos.

A Compadecida (1969)

Estrelado por Regina Duarte, Antônio Fagundes e outras estrelas da época, o filme é baseado no livro “O Auto da Compadecida” , originalmente publicado em 1956.

Na produção, acompanhamos João Grilo e Chicó, empregados na casa do padeiro, que, por sua vez, é a representação da burguesia rica. Os dois amigos tentam convencer o sacristão, o padre e o bispo a aceitarem enterrar um cachorro no cemitério local, mas isso se mostra uma tarefa nada fácil.



					Além do 'Auto da Compadecida': 6 filmes e séries baseados na obra de Ariano Suassuna
A atriz Regina Duarte no filme A Compadecida (1969).. A Compadecida (1969)/reprodução

Até a publicação desta matéria, o filme não está disponível para ser assistido em nenhuma plataforma de streaming.

Os Trapalhões no Auto do Compadecida (1987)

Contendo uma hora e 36 minutos de duração, nesta obra baseada no livro “O Auto da Compadecida”, seguimos João Grilo (Renato Aragão) e Chicó (Dedé Santana), que vivem armando confusões, afrontando um sacristão humilde (Mussum) e um padeiro (Zacarias).

Todos vivem sob os desmandos do bispo, do padre e do major. Até que, num ataque à cidade, todos morrem pelas mãos do cangaceiro Severino e precisam enfrentar um julgamento no céu, que coloca todos diante de Deus e da Virgem Maria.

O filme está disponível no Kinopop.

Uma Mulher Vestida de Sol (1994)

Nesta adaptação baseada no livro de mesmo nome, acompanhamos a jornada de Rosa (Teresa Seiblitz) e Francisco (Floriano Peixoto), dois jovens que se apaixonam perdidamente, mas sofrem porque esse amor é proibido. Ela é filha do fazendeiro Joaquim Maranhão (Raul Cortez), maior inimigo do pai de Francisco, Antônio Rodrigues (Linneu Dias).



					Além do 'Auto da Compadecida': 6 filmes e séries baseados na obra de Ariano Suassuna
Uma Mulher Vestida de Sol (1994). Uma Mulher Vestida de Sol (1994)/Luiz Fernadando Carvalho

Até a publicação desta matéria, o filme não está disponível para ser assistido em nenhuma plataforma de streaming.

A Farsa da Boa Preguiça (1995)

Baseado no livro de mesmo nome “A Farsa da Boa Preguiça”, publicado originalmente em 1960. Na obra, Joaquim Simão (Antônio Nóbrega) é um homem muito bem casado com a bela Nevinha (Patrícia França), mas ele tem três grandes fraquezas: preguiça, poesia e mulher.

Enquanto nevinha tenta convencer o marido a trabalhar, os dois vivem rodeados por pessoas inescrupulosas, santos e demônios, como Aderaldo (Ary Fontoura) que tenta conquistar a fiel Nevinha, ao mesmo tempo que sua esposa Clarabela (Marieta Severo) seduz o poeta. A história é narrada e comentada por três santos: Manuel Carpinteiro (Jackson Antunes), São Pedro (Julio Levy) e São Miguel (Ilya São Paulo).



					Além do 'Auto da Compadecida': 6 filmes e séries baseados na obra de Ariano Suassuna
A Farsa da Boa Preguiça (1995). A Farsa da Boa Preguiça (1995)/reprodução

Até a publicação desta matéria, o filme não está disponível para ser assistido em nenhuma plataforma de streaming.

A Pedra do Reino (2007)

A minissérie “A Pedra do Reino” de 2007 é baseado no livro homônimo publicado originalmente em 1971 e acompanha as aventuras de Dom Pedro Dinis Ferreira, o Quaderna, apresentando seu memorial de defesa perante o corregedor, uma vez que foi preso por subversão em Taperoá, interior da Paraíba.

Além disso, Dom Pedro narra a história de sua família e se declara descendente de legítimos reis brasileiros, castanhos e “cabras” da Pedra do Reino do Sertão, sem relação com os “imperadores estrangeiros e falsificados da Casa de Bragança”.



					Além do 'Auto da Compadecida': 6 filmes e séries baseados na obra de Ariano Suassuna
Mayana Neiva e Paulo César Ferreira em A Pedra do Reino, 2007.. Renato Rocha Miranda/Globo

Até a publicação desta matéria, a minissérie não está disponível para ser assistida em nenhuma plataforma de streaming.

O Auto da Boa Mentira (2021)

Lançado em 29 de abril de 2021, o filme “O Auto da Boa Mentira” acompanha quatro histórias inspiradas em contos bem humorados de Ariano Suassuna, cada uma criada a partir de frases do poeta paraibano, conhecemos Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), vivendo diferentes situações onde a mentira é sempre a protagonista.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo