POLÍTICA

Ações de combate ao câncer estão entre as prioridades de Ruy e vão receber mais de R$ 5 milhões em investimentos


As novas ações e serviços voltados para o combate ao câncer na Paraíba continuam entre as prioridades do mandato do deputado federal Ruy Carneiro. No Dia Mundial de Combate à doença, celebrado nesta terça-feira (4), o parlamentar destacou o compromisso com a implantação de novos serviços, ampliação da rede pública de atendimento, aquisição de equipamentos e ações para garantir mais conforto e qualidade aos pacientes.

Os investimentos do deputado para o segmento no ano de 2025 vão ultrapassar os R$ 5 milhões de reais, todos voltados para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

“Ampliar as ações de combate ao câncer ajuda a salvar vidas, diminui o tempo de espera para o tratamento e garante melhores condições para pacientes, familiares e profissionais de saúde. Só nesse ano serão mais de 5 milhões destinados para a causa e com ações espalhadas em diversas regiões da Paraíba”, ressaltou Ruy.

Entre as principais iniciativas estão a ampliação dos serviços nas unidades de saúde que atuam no tratamento da doença.

“No Hospital Napoleão Laureano, temos a reforma do ambulatório e a implantação do sistema de energia solar. Já no São Vicente de Paulo são 21 novos leitos de UTI. Além disso, tem pacientes em cuidados paliativos que vão para o Padre Zé. Também tem mamógrafo, que eu estou mandando para algumas cidades, a exemplo de Pedras de Fogo. Tudo isso é uma forma de garantir melhores condições de tratamento e ampliar as chances de cura”, detalhou o deputado.

Além do apoio aos hospitais, Ruy também confirmou a ampliação do trabalho junto às entidades sociais que atuam na causa. Entre as de maior destaque estão a Rede Feminina de Combate ao Câncer, Núcleo de Apoio à Criança com Câncer da Paraíba e Associação Donos do Amanhã.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, a Paraíba deve registrar só esse ano uma média de 11.690 ocorrências da doença. A estimativa é que entre 2023 e 2025, esses registros ultrapassem 35 mil novos casos. A pesquisa também revela que, entre os homens, a maior incidência é de casos de câncer de próstata, seguindo o perfil da doença na região Nordeste. Já entre as mulheres, o câncer de mama permanece com o maior número de diagnósticos na população feminina da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo