PARAÍBA

População de Teixeira e de cidades da serra realizam manifestação por água da transposição, quarta-feira (22)

O 'SOS transposição' servirá para cobrar das autoridades ação rápida para amenizar os efeitos da falta de água nas cidades da região serrana.

 

No dia da água, (22 de março), populares de Teixeira e de cidades circunvizinhas estarão realizando um manifestação  pedindo água da transposição do Rio São Francisco.  Autoridades de todos os municípios da Serra devem participar do movimento.

Conforme a organização, o protesto começará às 8h, com concentração na saída para Patos. Intitulado ‘SOS transposição’, o momento servirá para cobrar das autoridades ação rápida para amenizar os efeitos da falta de água nas cidades da região serrana.

Desde a última sexta-feira que o tema tem sido abordado por representantes de diversos segmentos no programa ‘A voz do Povo’, na rádio Teixeira FM. Apresentado pelos comunicadores Ardiles Reis, Yago Lucena e Nego Som, o programa recebeu até está terça-feira, o ex secretário de educação e ex-vereador, João Batista Filho (Leloinha), o empresário Andrinho Justino e o representante do CEPFS, José Dias.

Nesta quarta-feira (15), estará debatendo o assunto, o padre Antônio Abreu, pároco da Paróquia Santa Maria Madalena, e o Pastor Urbano, da I igreja Batista de Teixeira. Na quinta-feira (16) o entrevistado será o ex-prefeito Edmilson Alves dos Reis (Nego de Guri), e para fechar a semana, na sexta-feira (17) o empresário Zé Mário.

Para a próxima semana também estão sendo confirmados novas entrevistas, como é o caso da participação do atual prefeito Wenceslau Marques, do presidente da Câmara de Vereadores, Galego de Lô e de outros políticos.

O intuito das entrevistas é fazer uma antecipação e reflexão a cerca da temática e unindo forças convidar a população para o manifesto.

A situação hídrica do município de Teixeira e das demais cidades da Serra é bastante preocupante e somando forças os moradores querem pedir a transposição do Rio São Francisco ou a conclusão dos trabalhos da TransParaíba, para acabar de vez com o problema da falta de água.

“O momento de manifesto será totalmente apartidário, nossa luta é por água para todos e somente com a força de todos é que nossa voz pode ser ouvida, então convidamos a toda população para este manifesto que servirá para cobrarmos solução para este problema que não aflinge somente Teixeira, mas a todos os municípios da Serra”, enfatizou um dos organizadores.

Confira a situação dos mananciais da Região Serrana:

Açude Bastiana – Capacidade máxima: 1.271.560 m³ | Volume atual: 0 m³ (0%)

Açude Jeremias – Capacidade máxima: 4.658.430 m3 | Volume atual: 7.334 m³ (0,16%)

Riacho das Moças – Capacidade máxima: 6.413.411 m³ | Volume atual: 1.519 m³ (0,02%)

Açude Sabonete – Capacidade máxima: 1.952.540 m³ | Volume atual: 0 m³ (0%)

Açude São Francisco II – Capacidade máxima: 4.920.720 m³ | Volume atual: 40.087 m³ (0,81%)

Açude Coronel Jueca – Capacidade máxima: 6.126.874 m³ | Volume atual: 899.000 (14,67%).

Teixeira em Foco, com BigPB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo