NO JULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO, OS INCRÉDULOS SERÃO JULGADOS POR SUAS AÇÕES REGISTRADAS EM LIVROS QUE SERÃO ABERTOS E LIDOS
O ser humano não é o dono de sua vida. O dono dela é o Deus Criador. O ser humano é apenas administrador da mesma e deve agir de conformidade com os mandamentos do seu Criador. Um dia, o administrador irá prestar contas de suas ações a Deus. O que acontecerá com o administrador que não obedece a ordem do seu Senhor e age de forma contrária a mesma?
Paulo nos adverte sobre esse assunto, ao dizer: *“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”* Rm 14.12. A Bíblia mostra que a vontade de Deus é a de que todos creiam em Jesus Cristo, Seu Filho, enviado ao mundo para salvar a humanidade e livrá-la do juízo final; tendo em vista que o pecado a condenou à morte eterna e Jesus veio perdoar os pecados de quem crê nEle e conceder vida eterna. Daí Paulo afirmar que “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Rm 8.1
Quem não crê em Jesus, não terá os pecados perdoados e enfrentará o juízo final. O julgamento do Tribunal do Trono Branco foi revelado ao apóstolo João, quando estava preso na Ilha de Patmos, porque recusou adoração idólatra ao Imperador romano. João viu o que acontecerá com os incrédulos grandes e pequenos, reis e plebeus, ricos e pobres que ressuscitarão e se apresentarão diante de Deus e, então, os livros contendo as ações de cada um serão abertos e eles serão julgados pelas coisas que estão escritas nos livros.
Eles ficarão em pé, diante de Deus, calados, sem direito a réplica ou a tréplica e ouvirão as suas sentenças condenatórias, porque não caberá mais recurso, uma vez que o processo chegou a última instancia recursal. Será um julgamento justo, com provas robustas dos delitos praticados por eles. Também estão registradas as suas boas ações, contudo, elas não terão méritos para livrar da condenação. Elas apenas servirão para atenuar a penalidade. Grosso modo, um ladrão de galinha não pode receber a mesma penalidade de um homicida estuprador. Daí, haver uma dosimetria da pena (Lc 10.12-15).
Todos os que rejeitaram Jesus, quando em vida, serão julgados por esse tribunal (Jo 3.17,18). Veja o que a Bíblia diz quando chegar esse dia: “E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia … e todo aquele que não foi achado escrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo” Ap 20.11-15. O livro da vida contém os nomes das pessoas que aceitaram Jesus quando em vida. Elas tiveram os pecados cancelados e ficaram livres de condenação (Rm 8.1). Portanto, aceite Jesus ainda em vida e, quando morrer, irá ressuscitar para a vida eterna e não para condenação eterna (Dn 12.2). Saiba que, após a morte, segue-se o juízo. Onde você estará no dia do juízo final?
No amor de Cristo, José de Arimatéa M Lucena.



