JESUS É O DEUS QUE ENCARNOU, COM OBJETIVO DE SALVAR A HUMANIDADE DA CONDENAÇÃO ETERNA
Quando nossos primeiros pais pecaram, permitiram a entrada do pecado e da morte no mundo (Rm 5.12). Assim que pecaram, ocorreu a morte espiritual, que foi a separação de Deus. Paulo esclarece que estamos mortos em delitos e pecados (Ef 2.1). A criança já nasce sem vida espiritual, apenas com vida biológica (Sl 51.5). A primeira morte física ocorreu tempo depois que o homem pecou, quando Caim matou Abel, seu irmão.
O aspecto mais cruel da morte, será na eternidade, que é a morte eterna, quando a pessoa ficará separada de Deus, em sofrimento, por toda a eternidade. A humanidade ficou sujeita à morte e a condenação eterna, porque Adão era o cabeça da raça humana. Contudo, depois que pecaram, Deus os chamou e lhes prometeu um Salvador (Gn 3.15).
Os profetas do AT anunciaram a vinda Desse Salvador prometido por Deus. Deus deu um sinal, por meio do profeta Isaías de que o Salvador nasceria de uma virgem:
“Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel” Is 7.14.
Chegado o tempo do Seu nascimento, Deus enviou o anjo Gabriel para anunciar a virgem Maria que ela seria a mãe do Seu Filho e o Seu nome seria Jesus (Lc 1.26-35).
João disse sobre a encarnação do Deus Filho, Jesus, o Salvador da humanidade:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus … e o verbo se fez carne e habitou entre nós …”Jo 1.1,14.
Paulo esclareceu que Jesus
“sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” Fp 2.6,7.
Jesus é a expressão exata do ser de Deus Hb 1.1-3. Jesus disse isso de outra maneira a Filipe:
“Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras”Jo 14.9-11.
O motivo da encarnação de Jesus foi para salvar a humanidade. Jesus disse:
“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado” Jo 3.17,18.
Saiba que quem tem Jesus, tem a vida eterna e quem não O tem, não terá a vida (1 Jo 5.11-13). Só Jesus concede vida abundante nesta vida e vida eterna na eternidade.
Você agora sabe que Jesus é Deus e Se fez homem para lhe salvar. Saiba que se Jesus não lhe salvar, ninguém mais lhe salvará.
No amor de Cristo, José de Arimatéa M Lucena.



