HULW-UFPB implanta estratégia para otimizar marcação e acompanhamento de cirurgias
Foco é otimizar os processos de trabalho relacionados à efetividade das cirurgias, identificando possíveis riscos de suspensão e promovendo a sinergia entre as equipes

O Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW-UFPB), vinculado à Ebserh, implantou mais uma boa prática para aprimorar a assistência em saúde dos pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do “Bate Mapa”, prática semanal estratégica e colaborativa, que visa à qualidade e à segurança de procedimentos cirúrgicos.
A iniciativa vai melhorar os processos de conferência e de validação da programação cirúrgica e consiste em uma ação proativa realizada de forma integrada pelos setores diretamente envolvidos no cuidado ao paciente cirúrgico: Núcleo Interno de Regulação (NIR), Centro Cirúrgico, Setor de Suprimentos, Central de Material e Esterilização (CME), Enfermaria Cirúrgica e Chefia Cirúrgica.
De acordo com o chefe do NIR, Gilberto Costa Teodozio, o foco é otimizar os processos de trabalho relacionados à efetividade das cirurgias, identificando possíveis riscos de suspensão e promovendo a sinergia entre as equipes, assegurando assim a execução dos procedimentos planejados.
“Esta é uma reunião semanal com o objetivo de avaliar todos os procedimentos cirúrgicos agendados para a semana seguinte. Mais do que revisar agendas, o “Bate Mapa” é um momento de alinhamento estratégico que permite antecipar demandas, prevenir riscos, ajustar recursos humanos e materiais e garantir que cada detalhe esteja devidamente organizado antes da realização das cirurgias”, detalha o gestor.
Ainda segundo Gilberto, desde a sua implantação da nova prática, em maio de 2025, foram identificados resultados positivos, como aumento do número de cirurgias realizadas e redução da taxa de suspensão de cirurgias. Ele destaca que o “Bate Mapa” tem se consolidado como um modelo de gestão segura e colaborativa, promovendo não apenas eficiência no fluxo cirúrgico, mas também fortalecendo o trabalho em equipe, a comunicação entre setores e a centralidade no cuidado ao paciente.
“São impactos diretos que demonstram como a integração entre os setores e o planejamento antecipado promovem ganhos reais na assistência. O sucesso do “Bate Mapa” evidencia como ações sistematizadas, baseadas no diálogo e na organização, podem gerar grandes impactos na qualidade assistencial e nos resultados institucionais”, conclui.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.



