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Hospedagens alternativas ganham força durante o Maior São João do Mundo

Arte Produções

Com a crescente procura pelos dias de festa n’O Maior São João do Mundo, realizado em Campina Grande, um fenômeno vem se consolidando ano após ano: a busca por hospedagens alternativas. Além dos tradicionais hotéis e pousadas, muitos turistas têm optado por casas de temporada, que oferecem mais privacidade, flexibilidade e, muitas vezes, melhor custo-benefício — sobretudo para famílias e grupos de amigos.

O gerente de projetos na área de tecnologia, João Vitorino, é um dos anfitriões que aproveita esse movimento. Ele aluga sua casa em uma plataforma de hospedagem por temporada durante todo o ano, mas conta que o pico de procura acontece justamente no período junino.

— Já recebi hóspedes do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Mato Grosso, Amazonas, Acre, Maranhão, Ceará, Pernambuco… De norte a sul do país. E até turistas dos Estados Unidos. Também recebo paraibanos de cidades vizinhas que preferem aproveitar o São João com mais conforto — explica João, que costuma, inclusive, oferecer passeios guiados com curiosidades sobre a cidade.

Com localização privilegiada e estrutura pensada para oferecer segurança, limpeza e comodidade, João afirma que o aluguel por temporada se mostrou mais vantajoso do que a locação contínua. “A arrecadação é maior e a depreciação do imóvel, menor. E essa é uma tendência mundial: em muitos países, imóveis em áreas turísticas já são preferencialmente alugados por temporada, o que vem impactando até o mercado imobiliário tradicional”, afirma.

A própria plataforma que ele utiliza conta com recursos de inteligência artificial que analisam a média de preços da região, cruzando dados de oferta e demanda, o que ajuda os anfitriões a definir valores competitivos. Em Campina Grande, as diárias, no geral, variam entre R$ 150 e R$ 600 em dias úteis, podendo ultrapassar R$ 1.000 em feriados e finais de semana.

A experiência também tem sido positiva para quem começou agora. O vídeomaker Saulo Emerson disponibilizou sua casa no bairro da Liberdade pela primeira vez em 2025 e viu todas as datas de junho serem rapidamente reservadas.

— A procura foi surpreendente. Com o crescimento da festa e o aumento das atrações, a cidade passou a receber mais turistas. Em conversa com amigos, percebi que a busca por casas de temporada tem crescido junto com o São João — observa.

Segundo ele, o impacto econômico também é notável. “Só observando nossos hóspedes, vimos movimentação com transporte por app, delivery, compras em supermercado, padaria, farmácia, lojas de roupa, passeios e restaurantes. Se isso se repetiu em outras casas, o resultado para a economia local é expressivo.”

Saulo conta que há cinco anos recebia alguns turistas na casa, mas apenas de forma informal. Ao decidir mobiliar o imóvel e criar um perfil da “Casa da Gente” nas redes sociais, os resultados foram imediatos. “No dia 10 de junho já estávamos com todas as datas esgotadas. Queremos repetir a experiência em 2026. Acreditamos que foi o início de um bom empreendimento para nós.”

A tendência tem se espalhado pela cidade. João Vitorino relata que, só na rua onde fica seu imóvel, outras três casas passaram a ser oferecidas para aluguel este ano. A popularização do modelo mostra que, além de uma solução de hospedagem prática para quem chega, o aluguel por temporada tem sido também uma nova oportunidade de renda para os moradores locais, contribuindo para a descentralização dos ganhos gerados pelo São João.

Ministério da Cultura, Brahma, 7K, PicPay e Petrobras apresentam “O Maior São João do Mundo”.

Patrocínio: Porto, Natura, BB consórcios, Loterias Caixa, Bradesco, Proxxima, Will Bank, Ballantines, L’oréal Elseve, Sempre Livre, Brasil Gás, Assai, Seara, Primor, Matuta, Azul Linhas Aéreas, Baygon, Redepharma, Casas Bahia, Amvox, Energisa, Cremer, Sazon, São Bráz, Renner, Engov, Neosaldina, Beats, Indaiá, Pepsi, Esmaltec, Sunless, Sanavita, A&C, Sua Música, Familhão+Vybbe, BR Mania, Red Bull, Farinha Láctea Nestlé, Ministério do turismo e Sesc/Senac.

Realização: Arte Produções, Prefeitura municipal de Campina Grande e Governo Federal

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