PARAÍBAULTIMAS NOTÍCIAS

Gabinete Itinerante do Incra visita assentamentos de várias regiões da Paraíba

Foto:Divulgação

O Gabinete Itinerante do Incra na Paraíba (Incra/PB) visitou, esta semana, três assentamentos nas regiões do Agreste, da Borborema e do Sertão do estado. O objetivo das visitas foi conhecer as prioridades das áreas de assentamento e informar as famílias assentadas sobre as ações com vistas à concessão dos créditos Semiárido e Habitação e à emissão de Títulos de Domínio (TDs), ou seja, os chamados “títulos definitivos”, que garantem aos assentados a propriedade definitiva de seus lotes.

       A primeira área de reforma agrária visitada, na terça-feira (20), foi o assentamento Quebra-Quilos, localizados nos municípios de Boa Vista e Campina Grande, na região do Agreste, a cerca de 170 quilômetros de João Pessoa, onde 30 famílias vivem em uma área de 1.416 hectares.
      No mesmo dia, a equipe esteve no assentamento José Jordivan da Costa Lucena, no município de Salgadinho, na região da Borborema, a cerca de 250 quilômetros da capital. Na área, com 1.357 hectares, estão assentadas 32 famílias.
      Na quarta-feira (21), o Gabinete Itinerante do Incra/PB seguiu para o Sertão do estado, onde foi visitado o assentamento Mãe Rainha I, no município de Olho D’Água, uma área de 1.287 hectares com 20 famílias assentadas.
      Ainda na quarta-feira (21), a equipe do Incra/PB visitou a 10a Expo Prata – Exposição de Caprinos e Ovinos da Prata, no município de mesmo nome, na região da Borborema, a 315 quilômetros de João Pessoa. O superintendente conheceu as instalações da feira e visitou as baias com caprinos e ovinos de várias regiões do estado e do país, inclusive com cabras leiteiras criadas em assentamentos da reforma agrária e premiadas por sua grande produção de leite.
Moradias e vias de acesso
      Entre as reivindicações das famílias que vivem nos três assentamentos visitados estão a concessão de créditos, principalmente o de Habitação, para a reforma de moradias, a construção de passagens molhadas e a melhoria das estradas vicinais, ações de infraestrutura que devem ser realizadas em parceria com as gestões municipais.
      Para o superintendente do Incra/PB, Antônio Barbosa Filho, as visitas às áreas de reforma agrária são importantes para que a autarquia possa entender a realidade de cada assentamento e buscar soluções para as dificuldades específicas encontradas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo