Crônicas de Sábado – A vitória do baile de favela!!!
Vídeo: Reprodução
“A Jordan disse: Deveríamos reverenciar ela? E eu fiquei tipo: ‘Com certeza!’ Aí ela disse: vamos fazer isso agora?” É por isso que fizemos!
Esse foi o diálogo de Simone Biles e Jordan Chiles, após Rebeca Andrade tê-las vencido na disputa da medalha de ouro nas olimpíadas de Paris.
O vídeo no pódio, mostra essa reverência das atletas americanas a nossa campeã olímpica na ginástica. Após a entrega das medalhas surgiram comentários diversos, muitos deles voltado para a cor da pele, tipo: É maravilhoso ver três mulheres negras no pódio e a nossa no lugar mais alto.
Em um esporte que por muito tempo teve a predominância da elite e de atletas brancos, até que eu aceitaria esse tipo de comentário se estivéssemos em um passado bem distante. Mas, na atual conjuntura com vários projetos voltados para o esporte olímpico, tanto a nível de governo federal quanto da iniciativa privada, prefiro falar da representatividade feminina que enfrentou muitas dificuldades para chegar onde chegou, e nossas atletas serem vencedoras. Independente de cor, raça, ideologia política ou religião. Brilharam! E hoje são exemplos para muitas crianças e adolescentes que sonham um dia serem mais uma Rebeca Andrade do Brasil.
“Ouro, Prata e Bronze.
O Brasil Voltou”!!!
Hilomar Araújo : .