I Encontro Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural começa dia 15, em João Pessoa
Palestrantes da área do restauro, da arquitetura, do urbanismo, oficinas, relatos de casos positivos, oficinas e apresentações culturais estão pautados nesses três dias debates. A Orquestra do Prima (Programa de Inclusão Através da Música e das Artes) fará a abertura do evento durante a acolhida ao público. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 pelo Simpla no endereço https://www.sympla.com.br/evento/i-encontro-paraibano-de-patrimonio/2529913?share_id=whatsapp
Entre os nomes convidados estão a arquiteta e urbanista Iana Ludermir Bernardino (UFPE); Juvandi de Sousa (arqueólogo /UEPB); Estácio Fernandes (museólogo e restaurador/Salvador); Pérside Omena, Piedade Farias e Luis Carlos Kherle (restauradores); Edvaldo da Cunha Lira (historiador); Carlos Azevedo (antropólogo); Aldo Bonametti (CEO/SP); Marcilio Toscano (Procurador Geral do Ministério Publico de Contas/PB); Ana Paula Vilaça (arquiteta/UFPE);Renata Gadelha (arquiteta); Giovani da Silva Barcelos (Iphan); Marcondes Menezes (padre e arquiteto); Amaro Muniz (arquiteto); Suenne Barros (engenheira civil/Semhab); Ícaro Franco (arquiteto/Semhab), Alisson e Raquel Holanda (empresários).
As temáticas versam sobre “Mercadão Centro São Paulo”, “O Direito e o Patrimônio Histórico-Cultural”, “Urbanismo em Áreas Centrais”, “Restauração dos azulejos do Palácio da Redenção do Governo da Paraíba”; “Educação Patrimonial”; “Como intervir no Centro Histórico de Joao Pessoa utilizando o incentivo ao Patrimônio Histórico/ICMS Cultural”, “Revitalização do Complexo arquitetônico do Centro Cultural São Francisco”, “Pensar o patrimônio: o legado preservacionista da memória do centro histórico”, entre outros.
Além das palestras, o Encontro contará com exposição de casos de sucesso, experiências “CasaCor”, oficinas de capoeira e desenho urbano, experiências do ReCentro e Prefeitura de Recife; debate com “Periferia Viva na Comunidade Ribeirinha do Porto do Capim, Centro Histórico de Joao Pessoa” e várias apresentações culturais.
O último dia (17) está reservado para um passeio histórico com visita guiada pela cidade alta e baixa do Centro Histórico de João Pessoa, além de almoço e vivência na comunidade ribeirinha do Porto do Capim e passeio gratuito de canoa pelo Rio Sanhauá com cotação para 40 pessoas.
PROGRAMAÇÃO:
DIA 15 DE AGOSTO (quinta-feira)
LOCAL: TEATRO DO SESC CENTRO DE CULTURA, ARTE E ESPORTE -FECOMERCIO/SESC PARAIBA
MANHÃ
*8h:8h30 – Acolhida – Orquestra Prima
* 9h50-10h20 – Apresentação Cultural – Grupo Cumadre Florzinha
*10h10 – Palestra “Mercadão Centro São Paulo” – CEO Aldo Bonametti
*10h50-Café da Feira do Centro – Intervalo
*11:20 – Experiência CasaCor Pernambuco no Centro Histórico do Recife (Isabela Coutinho e Gabriela Coutinho)
*11h40-“O Direito e o Patrimônio Histórico-Cultural” – Procurador Dr. Marcílio Toscano Franca Filho – Tribunal de Contas do Estado da Paraíba e Prof.ª Dra. Mirella Braga – Centro Universitário de João Pessoa – Unipê *12h20 –“Urbanismo em Áreas Centrais” – Profª. Dra. Arquiteta e Urbanista Iana Ludermir Bernardino – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
*13h00 – Almoço – Intervalo
OFICINAS
* 9h30 -11h20 – Oficina de “Conservação e Restauração” – Restauradores Maria Piedade e Luis Carlos Kherle – Iphaep
*9h – 12h -Oficina de Capoeira com Mestra Malu (Fecomercio), vagas 20 pessoas;
*9h-12h- Oficina de Capoeira com César Tatu (Vagas para 20 pessoas), na Praça Anthenor Navarro
*11h20 – 12h20 – Oficina de “Princípios e Estratégias do Processo de Construção de Marca Territorial” – Renata Gadelha – Arquiteta, Urbanista e Especialista em Comunicação e Imagem.
TARDE
*14h-14h30- Apresentação Cultural- Trio Forró Encabulado
*14h-16h – Palestra “O restauro dos azulejos do Convento de São Francisco “, de Salvador/Ba, com o museólogo e restaurador Estácio Fernandes, no Fecomércio (auditório)
*14h30 – Palestra sobre o resgate do Centro Histórico do Recife – Recentro (Prefeitura do Município do Recife) – Ana Paula Vilaça (auditório Fecomercio)
*15h10: Palestra “Periferia Viva na Comunidade Riberinha do Porto do Capim, Centro Histórico de João Pessoa” – Associação de Mulheres do Porto do Capim.
*15h40 -Palestra “Como intervir nas áreas protegidas pelo Iphaep na Paraíba” – Arquitetos Iphaep
*16h20 – Café de Feira do Centro – Intervalo
* 16h40 – Palestra “Patrimônio Arqueológico e Paleontológico da Paraíba” – Prof. Juvandi de Sousa Santos
DIA 16 DE AGOSTO(sexta-feira)
LOCAL: AUDITORIO FECOMERCIO/SESC PARAIBA
MANHÃ
*9h30 – Palestra “Pensar o patrimônio: o legado preservacionista da memória do centro histórico” – Sociólogo Carlos Azevedo (Iphaep)
*Palestra “Educação Patrimonial” – Historiador Edvaldo da Cunha Lira – Iphaep.
*10h10 – Café de Feira do Centro – Intervalo
*10h30 – Marca do lugar: Como transformar um lugar em uma marca reconhecida – Renata Gadelha (Arquiteta, Urbanista e Especialista em Comunicação e Imagem.
*11h10 – “Projeto Participativo: Uma experiência na comunidade ribeirinha do Porto do Capim” – Arquiteto Giovani da Silva Barcelos – Iphan
* 11h50 –“Revitalização do Complexo arquitetônico do Centro Cultural São Francisco” – Pe. Arquiteto Marcondes Menezes, Diretor do Centro Cultural São Francisco.
*12h30 –“Como intervir no Centro Histórico de João Pessoa, utilizando o incentivo ao Patrimônio Histórico – ICMS Cultural”
* 13h -Almoço- Intervalo
TARDE
*14h – Apresentação Cultural – Samba de Nosso Terreiro
* 14h20 – Palestra “Caso positivo – Palácio da Redenção / Museu da História da Paraíba e Nova Câmara de Vereadores de João Pessoa – Prof. Arquiteto Amaro Muniz.
* 15h – Palestra “Caso positivo – Prédio Nações Unidas e IPASE” – engenheira civil Suenne Barros, da Secretaria de Habitação do Município de João Pessoa e o arquiteto Ícaro Franco.
*15h30 – Palestra com empresários do ramo da construção – Empresário Alisson Holanda, Raquel Holanda e convidada.
*16h – Translado Gratuito (Fecomércio – Hotel Globo)
FINAL DE TARDE (Hotel Globo) – Festa do Patrimônio
*16h30 – 17h20h: Apresentação cultural com o Mestre Chico Pedrosa
*18h30 – 20h30 – Forró Paraíba Feliz
DIA 17 DE AGOSTO (sábado)
MANHÃ
*9h – 13h – Visita guiada pela comunidade ribeirinha do Porto do Capim e Passeio pelo Rio Sanhauá
TARDE
*13h – 15h – Almoço servido pela Associação de Mulheres do Porto do Capim com comidas típicas locais (40 pessoais)
ENCONTRO
9h – Encontro de Desenho Urbano – Grupo Plein Ar (Hotel Globo)