Uncategorized

Incra/PB leva doações a acampamento que teve barracos incendiados

Foto: Ascom
 
Cobertores, roupas, calçados, água mineral, material de limpeza e de higiene pessoal. Parte dos itens doados na campanha de ajuda ao Rio Grande do Sul promovida pelo Incra na Paraíba (Incra/PB) foi destinada às famílias do acampamento Canudos, no município de Riacho de Santo Antônio, que tiveram barracos incendiados na noite do último dia 8. A entrega foi realizada na manhã do sábado (15) por duas caminhonetes do Incra, com a presença de servidores da autarquia e do superintendente regional, Antônio Barbosa Filho.
Quase 60 famílias vivem no acampamento Canudos, localizado na região do Cariri Oriental, a cerca de 190 quilômetros de João Pessoa.
O superintendente do Incra/PB, Antônio Barbosa Filho, explicou que, com a suspensão temporária da coleta de roupas, calçados e cobertores às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul anunciada pelos Correios, que atuam no transporte das doações, os itens foram redirecionados às famílias do acampamento, que perderam tudo no incêndio.
Perderam tudo
Sete barracos foram queimados no incêndio criminoso do dia 8. Três deles ficaram totalmente destruídos, como o barraco onde morava o casal Ivoneide ferreira da Silva, 47 anos, e Manoel Alexandre, 52 anos – praticamente o único barraco com mobília e alguns eletrodomésticos. Eles já estavam se preparando para dormir quando quatro homens armados e encapuzados chegaram ao acampamento, atearam fogo aos barracos e ameaçaram as famílias de morte.
Ivoneide e Manoel perderam tudo, inclusive os documentos. “Eu fiquei só com a roupinha de dormir. Meu esposo ficou só de shorts”, contou. “Com o pouco que eu tinha eu era muito feliz, muito. Porque eu sabia que era meu. Tudo que eu consegui foi de doação e do fruto do meu suor. Eu tinha tudo: geladeira, televisão, som, tanquinho, cama e guarda-roupas. Tudo simples, mas era meu. A geladeira, no mês que eu terminei de pagar eles queimaram”.
Cadastro das famílias
O incêndio que destruiu alguns barracos do acampamento Canudos aconteceu poucos dias após o cadastramento das famílias por uma equipe do Incra/PB. Desde o início do ano, a autarquia está cadastrando as cerca de três mil famílias que vivem em quase 50 acampamentos na Paraíba reivindicando acesso à terra para fins de reforma agrária. O cadastro é uma etapa inicial importante no processo de desapropriação de terras para a criação de assentamentos rurais que permite ao Incra planejar ações para atender às necessidades dessas famílias.
O superintendente do Incra/PB explicou que corpo técnico da autarquia vai definir o caminho mais apropriado para a destinação da área à criação de um assentamento da reforma agrária, se por desapropriação por interesse social ou por aquisição por meio do Decreto 433/92, que trata da aquisição de imóveis rurais, para fins de reforma agrária, por meio de compra e venda.
O Incra/PB está acompanhando as investigações, que estão sendo realizadas pela Delegacia da Polícia Civil do município de Queimadas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo