Cerimônia na Aldeia Três Rios, em Marcação, marca a abertura dos Jogos Indígenas da Paraíba 2024
Os jogos reúnem 1.700 atletas da 32 aldeias,que somam 22 mil indígenas nas cidades de Rio Tinto, Marcação, e Baia da Traição. Essa é a 15ª edição dos Jogos Indígenas da Paraíba.
Os Jogos Indígenas da Paraíba 2024 foram abertos, nesta quarta-feira (10), com uma cerimônia realizada na Aldeia Três Rios, localizada no município de Marcação. O evento contou com desfile dos representantes das mais de 30 aldeias participantes, apresentações culturais típicas dos povos potiguara, dança do toré, além do acendimento da tocha, bem como o juramento do atlet
Os jogos reúnem 1.700 atletas da 32 aldeias,que somam 22 mil indígenas nas cidades de Rio Tinto, Marcação, e Baia da Traição. Essa é a 15ª edição dos Jogos Indígenas da Paraíba.
Os Jogos Indígenas são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh). Participam integrantes das Aldeias localizadas em Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.
Durante a cerimônia de abertura, o acendimento da tocha foi realizado pelo Pajé Josecir, da aldeia anfitriã, e os que integraram as apresentações culturais na solenidade estarão competindo, até o domingo (14), nas modalidades de: futebol de campo, corrida de tora, futsal, natação no rio, canoagem, cabo de guerra e arco e flecha.
O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Lindolfo Pires, ressaltou a empolgação dos participantes. “Em pleno mês que é comemorado o dia dos povos indígenas, o Governo do Estado realiza esse grande evento, movimentando todas as aldeias potiguara localizadas nos municípios do Litoral Norte. Impressionante a empolgação de cada um participante, o que mostra que é uma ação que mescla saúde, esporte, lazer e interação”, disse.
“A gestão estadual mais uma vez atende o povo potiguara trazendo o esporte para nossas aldeias fazendo a alegria de crianças, homens, mulheres e idosos. Aqui hoje foi mais uma prova de inclusão, pois são os povos que primeiro habitaram o Brasil, sendo contemplados com esses Jogos”, frisou Sandro Gomes, cacique geral das Aldeias Potiguara.