JOÃO PESSOAPARAÍBA

Profissionais da Educação participam de formação para ‘Curso de Verão’ com foco na Língua Portuguesa e Matemática

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), realiza nesta quarta-feira (4) um encontro de formação para cerca de 370 gestores pedagógicos, professores e especialistas que irão trabalhar no mês de janeiro o ‘Curso de verão – saberes da leitura, da escrita e do cálculo’. A formação começou pela manhã e segue até às 16h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), com a presença do Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação.

O curso, que será realizado de 10 a 27 deste mês, é uma ação do programa ‘Letrar+JP – recuperação de aprendizagens’ e será voltado para estudantes que este ano estarão no 4º, 5º, 6º e 7º anos e que apresentam dificuldades nas habilidades da leitura, escrita e cálculo.

“Esse curso é uma ideia fabulosa. A gente buscava alguma coisa que pudesse melhorar justamente esse tempo pedagógico que perdemos com a pandemia e veio a ideia desse plano em janeiro. O pessoal da Degef preparou um material muito bom e contamos com o zelo e cuidado de cada um de vocês para que de fato isso aconteça”, disse a secretária de Educação do município, América Castro.

Curso de Verão – Será oferecido nas unidades escolares da rede municipal de ensino de João Pessoa, com duração de 30 horas, distribuídas em três semanas. A finalidade é potencializar tais habilidades de modo que os estudantes cheguem ao novo ano escolar com estas aprendizagens mais fortalecidas.

“Uma equipe da Degef vai estar efetivamente nas escolas acompanhando esta ação. Isso é um investimento, e não falo pelo lado financeiro, e sim em prol de nós irmos enfrentando conjuntamente com a escola essas consequências em termos de aprendizagem deixada pela pandemia”, explicou a diretora da Degef, professora Drª Clévia Carvalho.

As turmas serão organizadas em grupos de 20 alunos, por nível de aprendizagem, conforme demanda da escola. Cada grupo de alunos formado terá dois dias de aula de Língua Portuguesa (terças e quartas-feiras) e um dia de aula de Matemática (quintas-feiras).

“É de grande relevância essa política que foi estruturada para nossos alunos da rede municipal e a gente encara isso com grande compromisso e responsabilidade. Nós passamos por períodos difíceis durante a pandemia no qual muitos desses alunos ficaram prejudicados. Todos unidos vamos chegar ao objetivo comum que é essa recomposição de aprendizagem dos nossos estudantes”, falou a diretora pedagógica da Escola Municipal José Américo, Andrea Karla de Souza Gonzaga.

Fotografia: Gilberto Firmino

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo