ULTIMAS NOTÍCIAS

Hoje é aniversário de dois paraibanos defensores dos direitos humanos

Foto: Divulgação

 

Por Noaldo Meireles- Elizabeth Altina Teixeira nasceu em Sapé, Paraíba, em 13 de fevereiro de 1925. Mulher, mãe, lutadora da reforma Agrária, Defensora de Direitos Humanos, assumiu a frente da Liga Camponesa de Sapé após o morte de seu marido, João Pedro Teixeira, assassinado em 2 de abril de 1962. Após o golpe militar de 1964 foi presa, perseguida e viveu na clandestinidade até a redemocratização do Brasil em 1985. Parte de sua luta e história é possível ver no filme/documentário Cabra marcado para morrer do cineasta Eduardo Coutinho.

Luiz Albuquerque Couto nasceu em Soledade, Paraíba (atual município de Olivedos, Paraíba), em 13 de fevereiro de 1945. Padre, professor universitário, político, Defensor de Direitos Humanos, tem sua vida marcada pela defensa do povo pobre contra as violências do Estado e seus agentes, milícias e grupos de extermínio que atual no campo e na cidade. Foi deputado estadual 2 vezes e está no seu 4 mandato de deputado federal, todos pelo Partido dos Trabalhadores – PT.

Elizabeth Teixeira e Luiz Couto são dignos representantes do povo paraibano, heroína e herói das lutas populares por reforma Agrária e pela construção de uma sociedade democrática, justa e solidária.

Viva Elizabeth Teixeira em seus 99 anos!
Viva Luiz Couto em seus 79 anos!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo