JOÃO PESSOA

Ruy defende intervenção no sistema de ônibus de João Pessoa para solucionar redução de linhas e restabelecer viagens noturnas

A redução de linhas de ônibus e a extinção de viagens noturnas em vários bairros de João Pessoa foram criticadas pelo deputado federal Ruy Carneiro. A intervenção emergencial da Prefeitura de João Pessoa no atual sistema de concessão dos serviços é um dos caminhos apontados pelo parlamentar para garantir o transporte público à população.

Ruy revelou que o problema é ainda mais grave durante os feriados e finais de semana. “É preciso uma intervenção urgente nesse atual sistema de ônibus de João Pessoa. Tenho conversado constantemente com a população e os relatos são extremamente graves. As linhas que faziam viagens noturnas, nos feriados e nos finais de semana praticamente foram extintas. Esse esquema da Prefeitura para beneficiar exclusivamente as empresas está atrasando a vida das pessoas e tirando uma série de empregos. Essa tem sido a realidade no Muçumagro, Portal do Sol, Gramame, Bairro das Indústrias e de outros diversos bairros”, condenou.

Os moradores do Portal do Sol chamaram a imprensa e denunciaram detalhes da situação. De acordo com a vendedora Juliana Padilha, apenas uma linha circula na região e a última viagem acontece às 17h20. “A única linha que passa aqui é o 508. No meu caso, que faço um curso à noite, como vou conseguir voltar pra casa se o curso termina às 22h e o ônibus só roda até 17h20? Com essa única linha, nós também não temos acesso à farmácias, supermercados, essas coisas necessárias. A gente sempre tem que pagar duas passagens”, desabafou.

A empregada doméstica Geruza Beatriz revelou que o problema atrapalha a rotina dos moradores e também o turismo da cidade. “A gente não tem a possibilidade de ter um lazer com a família ou até mesmo uma necessidade no geral. Nos feriados, sábados e domingo não tem ônibus nenhum. Não tem ônibus chegando aqui nem para os turistas que vêm de outras cidades pra conhecer a Estação Ciência. A gente vê eles sofrendo, subindo a ladeira. Tudo por conta da falta de transporte público, que o nosso bairro não tem”, esclareceu.

De acordo com a reportagem exibida em uma emissora de tv, a Prefeitura de João Pessoa indicou uma outra a opção de ônibus para o Portal do Sol no período da noite, feriados e finais de semana. Porém, o repórter constatou no local que para ter acesso a essa outra linha é necessário fazer uma caminhada de mais de 50 minutos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo