PARAÍBA

“Desde 2016, Justiça condenou o Estado a reimplantar patrulha escolar na Paraíba”, lembra deputado Bosco Carneiro

Em  pronunciamento na Assembleia Legislativa da Paraíba, o deputado estadual Bosco Carneiro reforçou o pedido para reimplantação da patrulha escolar. O requerimento já aprovado na semana passada foi encaminhado ao governador João Azevêdo e considera os recentes ataques violentos em instituições de ensino pelo país, que têm gerado insegurança e medo no ambiente escolar também na Paraíba.

Bosco Carneiro lembrou que em 2016 uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) requereu a intervenção do Poder Judiciário para reativação da patrulha. Por conta da omissão na segurança dentro das escolas, a justiça já condenou o Governo do Estado em primeira instância, mas até hoje a medida não foi cumprida pelo Executivo, que alegou a redução dos índices de violência.

Naquela ocasião, o MPPB pedia que um maior policiamento comunitário atuasse nas escolas públicas junto aos 1º e 5º Batalhões da Polícia Militar para combater a criminalidade nas instituições e em suas proximidades, com objetivo de prevenção e, suplementarmente, de repressão.

O deputado reiterou a importância da reimplantação da patrulha na atualidade e informou que a deputada estadual Jane Panta também apresentou requerimento com a solicitação, que é urgente.

“Pedimos sensibilidade ao governo estadual para reimplantação da patrulha porque precisamos garantir segurança e tranquilidade a alunos, pais e sociedade em geral. Educação e segurança são direitos fundamentais, obrigação do Estado. Não podemos ver novos atos de violência, inclusive com mortes, e não tomar providências efetivas”, afirmou Bosco.

Ascom

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo