Tapioca do Irmão Firmino, em Caldas Brandão/PB, é destaque em rede nacional da TV Band
A Lei nº 12.509, de 23 de dezembro de 2022, reconhece o Distrito do Cajá como Terra da Tapioca. A lei é de autoria do deputado estadual Felipe Leitão
BigPB – A famosa Tapioca do Irmão Firmino, que fica no Distrito de Cajá, no município de Caldas Brandão/PB, às margens da BR-230, entre Campina Grande e João Pessoa, foi destaque no Jornal da TV Band, deste sábado (7), a partir da existência da Lei nº 12.509, de 23 de dezembro de 2022, que reconhece o distrito do Cajá como Terra da Tapioca. A lei é de autoria do deputado estadual Felipe Leitão.
A reportagem da Band mostrou que a tapioca é um importante aquecedor da economia daquele município e que tem aprovação de turistas e moradores da cidade. Com a existência da lei, a Prefeitura do município anunciou que a tapioca passará a ter mais presença nas atividades turísticas e gastronômicas do município. A Tapioca do Firmino se transformou em uma parada quase “obrigatória” para quem vai para Campina Grande, ou vem para João Pessoa.
Tapioca tem mais de 500 anos
A tapioca, que é uma das principais iguarias da culinária nordestina, tem mais de 500 anos. Segundo historiadores, ela surgiu no território brasileiro, mesmo antes da chegada dos portugueses. A tapioca é produzida da mandioca, uma raiz rica em nutrientes como fibras, carboidratos, potássio e cálcio. Dessa raiz, que era muito utilizada pelos indígenas, é feita a farinha, ou goma usada para fazer essa iguaria saboreada não só no Nordeste, mas em todo o Brasil.
É bom lembrar que em vários municípios brasileiros, a tapioca já motivou parlamentares a criarem leis. Em Olinda/PE e Itaitinga/CE, por exemplo, a tapioca é patrimônio imaterial através de leis.